Prêmio Destaque Ademi mostra a força do mercado imobiliário e lança novas categorias

Marcos Saceanu, presidente da Ademi-RJ, em discurso na abertura do evento

O mercado imobiliário do Rio de Janeiro volta a ser reconhecido como merece. Maior premiação do setor, o Prêmio Destaque Ademi, concedido pela Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-RJ), condecorou, ontem, os melhores projetos, empreendimentos e empresas do período de 2018 a 2022, em evento realizado no Hotel Windsor Barra.

Foram mais de 50 inscrições, um número recorde na história do prêmio. Todos considerados concorrentes de alto nível pela comissão julgadora.

“Este é um prêmio especial. Basta olhar a qualidade e excelência dos vencedores. O mercado imobiliário é um dos setores mais importantes de qualquer país. Não há cidade capaz de se desenvolver sem um mercado imobiliário saudável e potente – afirmou Marcos Saceanu, presidente da Ademi-RJ.

O grande homenageado da noite foi Rogério Jonas Zylberstein (in memoriam), ícone do mercado imobiliário carioca e importante benemérito de obras sociais.

Além das 17 categorias tradicionais, a edição deste ano do prêmio trouxe novidades. A premiação contemplou novas categorias, sustentadas por cinco pilares: universitário, arte urbana, varejo, investimento consciente e gestor social.

“Homenageamos, assim, iniciativas que ressaltam como o mercado imobiliário se integra e se funde ao dia a dia da sociedade”, assinalou Saceanu.

A entrega do prêmio Destaque Ademi marcou, ainda, o momento de crescimento do mercado imobiliário e da construção civil. Segundo o presidente da entidade, o mercado está dando sinais de força para continuar crescendo e deve seguir a trajetória ascendente em 2023.

“O mercado imobiliário e a construção civil são setores de mão de obra intensiva, que garantem boa parte dos empregos com carteira assinada em todo o país. Este ano, a Construção Civil deve crescer 6%, de acordo com estimativas da CBIC. É um número muito acima do crescimento médio do país, que mostra o quanto nós puxamos a economia nacional”, avaliou Saceanu, destacando também o volume de impostos gerados.

Mais espaço e infraestrutura

Os últimos anos foram marcados por muitas transformações no mercado imobiliário. No segmento de luxo, a demanda por imóveis arejados, espaçosos e próximos à natureza cresceu, assim como por casas e um número maior de quartos nas residências.

Michel Gottlieb, da RJZ Cyrela

“O mercado se revisita permanentemente, de modo a atender os anseios do cliente. O trabalho híbrido elevou a importância dada à moradia e a procura por espaços que acomodem o social e o profissional. Essa é uma tendência que veio para ficar e que temos explorado em nossos lançamentos”, explicou Michel Gottlieb, diretor geral da RJZ Cyrela, uma das contempladas como Empresa do Ano na premiação.

Outra tendência é o retrofit – termo usado para a restauração de imóveis de valor histórico ou arquitetônico. Algo que caiu de vez no gosto dos cariocas.

“Estamos criando a cultura de modernização de infraestrutura e edificações já existentes. Com o retrofit, temos o impulso que faltava para a ocupação e o aproveitamento de espaços ociosos na cidade”, observou Leonardo Mesquita, vice-presidente da Cury, também premiada na categoria Empresa do Ano.

Leonardo Mesquita, VP da Cury Construtora

Um fenômeno crescente é a elevação na demanda por moradias localizadas em regiões com infraestrutura, transportes e serviços já instalados. Com isso, aumentam os investimentos na Zona Portuária, no Centro e na Zona Norte da cidade.

“O mercado voltou a olhar essas regiões, graças ao incentivo da prefeitura. É muito legal podermos desbravar a cidade e levar áreas tradicionais, que estavam esquecidas, para uma vitrine imobiliária”, acrescentou Mesquita.

Sustentabilidade ganha espaço nos empreendimentos

Tema crescente em todo o mundo, a sustentabilidade também marcou presença no prêmio Destaque Ademi. Pela primeira vez na história, a noite de premiação, que reuniu cerca de 700 pessoas, teve 100% das emissões de carbono neutralizadas, refletindo as preocupações do setor.

“Sustentabilidade é um conceito muito profundo, que vai além de reaproveitar água da chuva ou adotar painéis solares. É ser ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável”, afirmou Vinícius Benevides, diretor operacional da Dimensional Engenharia, uma das vencedoras na categoria Construção com responsabilidade Ambiental do prêmio Destaque Ademi.

Benevides explicou que o Brasil tem três certificados voltados para o mercado imobiliário. Um direcionado a prédios comerciais, outro, a casas e condomínios residenciais e um terceiro voltado a construções de alta qualidade ambiental.

“Para receber uma certificação, é preciso estar em dia com a documentação ambiental e ter a comprovação de origem dos materiais incorporados na obra. Quando se compra concreto, por exemplo, é preciso provar que a pedra que está ali foi extraída de um pedreira com licença ambiental válida. Além disso, é necessário garantir relações de trabalho regulares, com carteira assinada e plano de crescimento profissional para os funcionários. Também é preciso pensar em redução dos impactos na qualidade do ar, saúde, conforto e bem-estar dos usuários no pós-obra, entre outros pontos”, detalhou Benevides.

Ainda segundo ele, a preocupação com a redução de emissões de carbono vem ganhando cada vez mais espaço no mercado imobiliário. No Rio, a Dimensional Engenharia foi a primeira empresa de construção civil a ser tornar carbono zero.

“A gestão de gases de efeito estufa começa a entrar na agenda da construção civil com mais força. Temos que nos atentar para reduzir a pegada de carbono, não só na construção, como na manutenção e operação dos nossos empreendimentos”, disse o executivo.

Novo Paradigma

Sócio da Cité Arquitetura, empresa reconhecida na categoria Arquiteto do Ano, Celso Rayol enxerga a importância da sustentabilidade para o mercado como a lupa da arquitetura. Segundo ele, a mudança de paradigma está relacionada a novos conceitos de imóveis e localização espacial.

“A arquitetura pode ser o motor dessa transformação em prol do meio ambiente. Não há nada mais sustentável do que parar de demolir edifícios e passar a dar nova utilização aos que já existem”, opinou o arquiteto, que preside a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea).

Celso Rayol

Além disso, projetos em áreas com serviços implantados, dotadas de infraestrutura e com fácil acesso ao transporte público são mais sustentáveis para cidade,,, diminuindo os deslocamentos de automóveis e, por consequência, reduzindo a poluição, como pontuou Rayol. De acordo com ele, a edição 2022 do prêmio Destaque Ademi vai ao encontro dessas metas.

“O que vimos na premiação foi o resultado desse plantar de momentos sensíveis, dessa sociedade que hoje demanda produtos com maior qualidade. É preciso falar de sustentabilidade menos como uma alegoria e mais na essência, replicando os bons exemplos”, finalizou.

Confira os contemplados com o Prêmio Destaque Ademi 2022:

Homenageado: ROGÉRIO JONAS ZYLBERSZTAJN (in memoriam)

Empresas do Ano: RJZ CYRELA
CURY CONSTRUTORA E INCORPORADORA S.A

Arquiteto do Ano: CITÉ ARQUITETURA

Imobiliária do Ano: LOPES RIO

Imobiliária Destaque: SAWALA IMOBILIÁRIA

DESTAQUES ADEMI

Universitário: CAROLINNE TZUNG
Investimento Consciente: L’ORÉAL BRASIL
Varejo: DROGARIA VENÂNCIO
Arte Urbana: TOMAZ VIANA (TOZ)
Gestor Social: INSTITUTO DA CRIANÇA

EMPREENDIMENTO COMERCIAL, DE SERVIÇOS E OUTROS

Engeziler Construções e Empreendimentos
Península Residencial Senior
Raf Arquitetura

Multiplan
Park Jacarepaguá
Feu Arquitetura

EMPREENDIMENTO RESIDENCIAL DE PEQUENO PORTE

Bait Inc.
Atlântico
Bernardes Arquitetura

Brix Fundo de Investimentos Imobiliários
Opportunity Fundo de Investimentos Imobiliários

Puro
A+ Arquitetura

Inti Empreendimentos Imobiliários Ltda.
Vitra
Miguel Pinto Guimarães

EMPREENDIMENTO RESIDENCIAL DE MÉDIO PORTE

Piimo Empreendimentos Imobiliários Ltda.
Residencial Payssandu
Cité Arquitetura

Sig Engenharia
Ipa Studios Design
Cité Arquitetura

Prisma Real Estate
Ipa Studios Design
Cité Arquitetura

Tegra Incorporadora
Skylux by Tegra
Raf Arquitetura

EMPREENDIMENTO RESIDENCIAL DE GRANDE PORTE

Opportunity Fundo de Investimentos Imobiliários
Jardim Botafogo
Cité Arquitetura

Performance Empreendimentos Imobiliários
Jardim Botafogo
Cité Arquitetura

RJZ Cyrela
On Botafogo
RAF Arquitetura 

Visione Empreendimentos Imobiliários
Residencial Golden Clube
Foco Arquitetura e Construção

RETROFIT

Opportunity Fundo de Investimentos Imobiliários
Glória Residencial
Cité Arquitetura

Sig Engenharia
Glória Residencial
Afonso Kuenerz Arquitetura

Piimo Empreendimentos Imobiliários Ltda.
Paysandu 23
Cité Arquitetura

PROJETO DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL

Construtora Tenda S.A.
Recanto das Flores II
Lucas Rodrigues Garcia

Cury Construtora e Incorporadora S.A.
Zona Norte Irajá
Erico Franco Guimarães

Living Empreendimentos Imobiliários S.A.
Zona Norte Irajá
Erico Franco Guimarães

PROJETO DE PRÉDIO(S) COMERCIAL(AIS)

RJZ Cyrela
Lead America Business
S&W Arquitetos Associados

PROJETO DE PRÉDIO(S) RESIDENCIAL(AIS) DE PEQUENO PORTE

Inti Empreendimentos Imobiliários Ltda.
Rocca
Sergio Conde Caldas

Luggo (MRV&Co)
Luggo Mauá
Flávio Bassan

PROJETO DE PRÉDIO(S) RESIDENCIAL(AIS) DE MÉDIO PORTE

Cury Construtora e Incorporadora S.A.
Vargas 1140
Cité Arquitetura

RJZ Cyrela
Living Wish Norte
Faktory Arquitetura

Sig Engenharia
Oka Residence Lagoa
Insite Arquitetos

RJZ Cyrela
Oka Residence Lagoa
Insite Arquitetos

PROJETO DE PRÉDIO(S) RESIDENCIAL(AIS) DE GRANDE PORTE

Construtora Canopus
Be Peninsula Parque
Feu Arquitetura

Cury Construtora e Incorporadora S.A.
Rio Wonder Residences
Raf Arquitetura

Sensia Incorporadora
Sensia Península
Afonso Kuenerz

MARKETING/COMERCIALIZAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS

Bait Inc.
Canto
Triptyque

Patrimar Engenharia
Oceana Golf
Feu Arquitetura

RJZ Cyrela
Wave By Yoo
Sete Mais Arquitetura

PROJETO URBANÍSTICO

Direcional Engenharia S.A.
Olinda Ellis (Bairro-Parque-Condomínio)
Diogo Xavier Moreira Alves

Opportunity Fundo de Investimentos Imobiliários
Aretê Búzios
Feu Arquitetura

Newview 33 Gestão Patrimonial e Participações
Kaasas Pedra da Gávea
Opy Soluções Imobiliárias

CONCEPÇÃO ARQUITETÔNICA

Gafisa S.A.
Tom Delfim Moreira
Gensler Architects

Patrimar Engenharia
Atlântico Golf
Feu Arquitetura

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Brain Inteligência Estratégica

CONSTRUÇÃO COM RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

Dimensional Engenharia Ltda.
Casa Cave
Duda Porto Arquitetura

RJZ Cyrela
Riserva Golf (Selo Gold)
Collaço E Monteiro Arquitetos Associados

RESPONSABILIDADE SOCIAL

RJZ Cyrela
Instituto Cyrela

INOVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO

Opportunity Fundo de Investimentos Imobiliários
Iluminato Botafogo
Bertoldo Pogrebinschi

Balassiano Engenharia
Iluminato Botafogo
Bertoldo Pogrebinschi

RJZ Cyrela
Rio by Yoo
Raf Arquitetura

Deixe seu comentário

Sobre a ADEMI

Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário.

Valorizando cada m² do Rio.

Conteúdo recente

Siga a ADEMI

Receba novidades da ADEMI

Aceito receber comunicações por email com novas publicações da ADEMI.