Ademi premia empresas, projetos e profissionais que se destacaram no mercado imobiliário do Rio em 2023

Cerca de 30 projetos e empreendimentos imobiliários foram reconhecidos com o prêmio Destaque Ademi, em cerimônia no Vivo Rio, no Aterro do Flamengo, na noite de ontem (28). O evento é uma iniciativa da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), com patrocínio da Caixa Econômica Federal, e reuniu mais de 800 pessoas em uma festa para celebrar a importância do setor para a economia do estado do Rio e do país.

Nesta 19ª edição, 36 profissionais, projetos, empresas e empreendimentos foram premiados em 22 categorias e seis destaques.

— É um evento que mostra o que o mercado imobiliário carioca é capaz de fazer. Tivemos 51 empreendimentos inscritos para as categorias nesta edição. Todos esses projetos representam o quão rico e diverso é o mercado imobiliário do Rio, que tem produzido moradia de qualidade para todos os cariocas, independente do bairro ou região — afirma o presidente da Ademi Marcos Saceanu.

Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário, Flávio Teruszkin, Lopes Rio e Afonso Kuenerz Arquitetura foram os grandes contemplados da noite, levando, respectivamente, os prêmios de empresa do ano, empresário do ano, imobiliária do ano e arquiteto do ano. O prêmio de gestor social foi para a obra social RioSolidário.

— É uma honra para nós. É um reconhecimento não só para mim, mas para toda a equipe da empresa. Temos produzido projetos de grande porte e em um volume muito grande de trabalho. Eu sou carioca de nascença, amo profundamente o Rio e estar participando da construção da cidade é uma motivação muito grande. Os empreendimentos imobiliários geram empregos, renda, e beneficiam as pessoas que vão ter moradias de qualidade e legais para viver — disse o arquiteto Afonso Kuenerz.

O prêmio de destaque universitário foi entregue a Thaís Picanço de Queiroz Barcellos. No Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Thaís propôs a requalificação de um edifício garagem na Rua Buenos Aires, na região Central, com uso misto para comércio, atividades culturais e moradias. O elevador automativo do prédio, no projeto dela, vira uma laje móvel, que ora atua como palco de um teatro projetado no interior do edifício, ora como extensão dos demais pavimentos.

— Eu fiquei muito grata por esse reconhecimento, porque foi um trabalho que tive um olhar muito cuidadoso e atento para a cidade e para as pessoas. Foi um ano inteiro de dedicação a um tema, recebi muito apoio e ajuda também ao longo desse processo. É muto gratificante — conta Thaís.

Na categoria Retrofit, um dos vencedores foi o grupo Opportunity, que transformou o Hotel São Francisco, na Rua Visconde de Inhaúma, em moradia, com o residencial Casa Mauá. O empreendimento é o primeiro do Reviver Centro 2, programa da prefeitura para reocupar a região central do Rio. Ao lado da Schipper Engenharia, a Opportunity também ganhou o prêmio destaque de empresa do ano.

— É muito gratificante ser eleita a empresa do ano. E a Casa Mauá é o primeiro pronto para morar do Reviver Centro 2. Ficamos muito orgulhosos, pois transformamos um hotel desativado em um residencial moderno, muito bem localizado, com lazer e serviços que vão atender o público que deseja morar mais perto do trabalho e os investidores — afirma Jomar Monnerat, gestor do Opportunity Imobiliário.

Pela primeira vez, o Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, teve um condomínio premiado. O projeto Oceânico, da Itten Incorporadora e da 3021 Participações, entregue em maio deste ano, foi contemplado na categoria Empreendimento Residencial de Pequeno Porte. Localizado na quadra da praia, entre as avenidas Lúcio Costa e a Monsenhor Ascâneo, a aposta da construtora foi em uma arquitetura moderna, que priorizou a versatilidade e a praticidade dos apartamentos.

— Estamos muito felizes. O Oceânico é um projeto inédito para quem tem como objetivo de vida estar conectado às tendências. É um reconhecimento de que é preciso sair do óbvio, desenvolvendo empreendimentos que estejam em sintonia com o que o interessado deseja e também com o entorno — comenta Eduardo Cruz, diretor da Itten Incorporadora.

Também no Porto do Rio, o Epicentro, da Cury Construtora e Incorporadora, ganhou a categoria Empreendimento Residencial de Grande Porte. O projeto foi lançado em fevereiro, com 954 unidades e um mall no térreo. Em quatro meses, já tinha vendido mais de 80% dos apartamentos. A empresa projeta mais dois lançamentos para a região em janeiro de 2024.

— O Epicentro foi um marco importante, principalmente pelo fato de ser o sexto empreendimento lançado no Porto do Rio, num momento que existia uma dúvida sobre a reação do mercado. Já vendemos todas as unidades. O prêmio é um reconhecimento de que a Região Portuária tem uma importância significativa para o crescimento do Rio — explica Leonardo Mesquita, vice-presidente Cury Construtora.

Depois da cerimônia de premiação, o cantor Frejat, ex-Barão Vermelho, subiu ao palco com sucessos de carreira como “Amor para Recomeçar”, “Segredos” e “Amor meu grande amor”. Todo o evento teve 100% das emissões de carbono neutralizadas.

— O mercado imobiliário está atento às principais questões do dia a dia das cidades e, por isso, valorizamos a preservação do meio ambiente — destaca Saceanu.

Veja a lista dos premiados

Empreendimento comercial, de serviços e outros:
Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário e Schipper Engenharia – Maison Laranjeiras

Empreendimento residencial de pequeno porte:
Itten Negócios e Serviços Ltda e 3021 Participações S.A. – Oceânico Residencial

Empreendimento residencial de médio porte:
RJZ Cyrela – Mudrá Full Living
New View 33 Gestão Patrimonial e Participações, Piimo Empreendimentos Imobiliários e BID – Taman Contemporâneo

Empreendimento residencial de grande porte:
RJZ Cyrela – Latitud Condominium Design
Cury Construtora e Incorporadora – Epicentro – Centro de Tudo

Retrofit:
Fator Realty – First Humaitá
Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário – Casa Mauá Residencial

Projeto de habitação de interesse social – faixa 2:
Direcional Engenharia – Viva Vida Recanto Club
Construtora Tenda S.A. – Estação Guanabara II

Projeto de habitação de interesse social – faixa 3:
MP Construtora – Water Park Pendotiba: um resort pelo MCMV
RJZ Cyrela – Vivaz Prime Zona Norte

Projeto de prédio comercial de pequeno porte:
SIG Engenharia e Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário – Pirajá 484

Projeto de prédios residenciais de pequeno porte:
Piimo Empreendimentos Imobiliários – Guilhermina
TAO – Epitácio

Projeto de prédios residenciais de médio porte:
SIG Engenharia – Oba Urca
Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário e Balassiano Engenharia Ltda. – Vista Ipanema Residencial

Projeto de prédios residenciais de grande porte:
Gafisa S.A. – Cyano
Patrimar e Carvalho Hosken – Grand Quartier

Marketing/comercialização de empreendimento de pequeno, médio e grande porte:
Construtora Canopus Rio Ltda. – Be Top – Canopus
RJZ Cyrela – On The Sea Arpoador

Projeto urbanístico, loteamento e outros:
MRV Engenharia e Participações S.A. – Cidade 7 Sóis Campo Grande
Bothanica Urbanismo e Empreendimentos Ltda – Bothanica Park

Concepção arquitetônica – obras concluídas ou obras em andamento:
Cité Arquitetura – Highlight Spotlight

Criatividade imobiliária:
ITDOC Soluções Imobiliárias – Iconyc By Yoo
Riva Incorporadora e Ager Incorporações Imobiliárias – Boulevard Barra Olímpica (Duet Barra)

Construção com sustentabilidade:
RJZ Cyrela – Living Sunset
Dimensional Engenharia – Residencial Igaratá

Responsabilidade social:
Multiplan – Projeto de escolarização BarraShopping

Inovação tecnológica:
Tegra – Skylux By Tegra

Empresa do ano:
Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário

Empresário do ano:
Flávio Teruszkin

Imobiliária do ano:
Lopes Rio

Arquiteto do ano:
Afonso Kuenerz Arquitetura

Destaque universitário:
Thaís Picanço de Queiroz Barcellos

Gestor social:
RioSolidário

 

Patrocínio:

 

 

Deixe seu comentário

Receba novidades da ADEMI

Aceito receber comunicações por email com novas publicações da ADEMI.