Associados ADEMI

Cité Arquitetura assina retrofit do Edifício Mesbla
em Revista Projeto, 1º/julho

Com o nome ORA, o novo empreendimento residencial resgata o patrimônio histórico que é um dos ícones Art Deco da paisagem carioca.

Notícias

Direcional: CRI com imposto pode deixar casa própria mais cara, diz CEO
em Exame / Mercado Imobiliário, 1º/julho

O governo anunciou recentemente que pretende elevar de zero para 5% o Imposto de Renda sobre os rendimentos de alguns investimentos, entre eles os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI), que vinha ganhando popularidade justamente por serem isento de IR.

Os 10 bairros mais caros do Rio de Janeiro para viver em condomínios luxuosos
em Portal Tela, 30/junho

Lagoa, Ipanema e Jardim Oceânico lideram as taxas de condomínio mais altas do Brasil, refletindo o alto custo de vida no Rio de Janeiro.

As 4 melhores regiões do Rio de Janeiro para investir em Airbnb
em BM&C News, 30/junho

O Rio de Janeiro, um dos destinos turísticos mais visitados do Brasil, oferece grande potencial de retorno aos investidores que buscam aproveitar o mercado de locação por temporada.

BTG aposta em luxo no Ilha Pura e lança condomínio de R$ 940 milhões com a Ornare
em Agenda do Poder, 30/junho

Empreendimento com seis torres na Barra da Tijuca marca a estreia da grife no mercado imobiliário do Rio.

Crédito imobiliário se mantém estável apesar da alta da Selic
em Portal Tela, 30/junho

Crédito imobiliário enfrenta desafios com a Selic em 15%. Expectativa de recuperação no setor é projetada para o segundo semestre de 2025.

Novos apartamentos compactos são desenhados sob medida para a Geração Z
em Estadão / Economia, 30/junho

Em 2024, a participação dos imóveis pequenos nos lançamentos ficou na faixa de 80%, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Construção supera 3 milhões de trabalhadores formais
em Agência CBIC, 30/junho

A construção civil brasileira ultrapassou em maio de 2025 a marca de 3 milhões de trabalhadores com carteira assinada.

Desempenho da construção civil em 2025: arrefecimento e expansão mais moderada
em FGV / Blog do IBRE, 30/junho

Segundo a CBIC/BRAIN, os lançamentos cresceram 15,1% no primeiro trimestre, com destaque para o programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), que avançou 31,7%. As vendas acompanharam o ritmo, com altas de 15,7% no total e expressivos 40,9% no MCMV. As unidades do programa responderam por 47% das vendas no período, consolidando seu papel na sustentação do mercado.

Luxo e econômico lideram lançamentos imobiliários; médio padrão segue resiliente
em Exame / Genoma Imobiliário, 30/junho

É nos momentos mais adversos que o mercado imobiliário revela sua resiliência. E, neste ano, mesmo com a escalada dos juros, que acaba estrangulando a oferta de crédito, e com o aumento no custo dos materiais de construção, é possível vislumbrar caminhos promissores para os lançamentos imobiliários, em especial, nos segmentos de luxo e econômico.

‘Tokenização’ imobiliária cresce mesmo sem regulação
em Valor Econômico, 1º/julho

A comercialização de imóveis “tokenizados”, registrados de forma digital em blockchain, cresceu no Brasil nos últimos anos, com a entrada e expansão de diversas empresas no setor.

Nova norma sobre LCI entra em vigor: o que isso muda para o investidor?
em Estadão / e|investidor, 1º/julho

A partir desta terça-feira (1º) começa a valer uma nova regra envolvendo as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs). A medida foi aprovada pelo Banco Central (BC) no começo de maio. Com ela, as financeiras terão à sua disposição mais um instrumento de captação, com o potencial de incentivar o mercado de crédito imobiliário.

Ações do setor imobiliário saem na frente e se destacam como o melhor investimento do semestre
em Valor Investe, 30/junho

O desempenho do Índice Imobiliário (IMOB), que representa os ativos mais negociados e de maior representatividade no setor imobiliário, foi o destaque absoluto no primeiro semestre do ano, com alta de mais de 46%.

IA no mercado imobiliário: especialistas destacam ganhos em eficiência
em Terra / Economia, 30/junho

A inteligência artificial já ocupa um papel central na transformação do mercado imobiliário, deixando de lado o status de tendência para se consolidar como ferramenta indispensável.