ADEMI News
em 2/janeiro
No ano em que comemoramos os 53 anos da ADEMI, reservamos um presente muito especial para todos que vivem o mercado imobiliário do Rio: o ADEMI News, informativo que circulará três vezes por semana, trazendo as principais notícias do nosso setor.
Volta aos escritórios deve acelerar em 2024
em Inteligência Financeira, 2/janeiro
A ocupação dos prédios de escritórios deve aumentar em 2024, de acordo com consultorias imobiliárias. Muitas empresas estão demandando áreas adicionais para suas sedes, seja porque fizeram mais contratações nos últimos meses ou porque estão cortando os dias de home office dos funcionários. Segundo a CBRE, 90% dos prédios de escritórios tinham fluxo de pessoas acima de 50% da capacidade do local em 2023, enquanto em 2022 eram apenas 69% dos imóveis nessa situação.
Exposição gratuita mostra os primórdios do mercado imobiliário do Rio
em Diário do Rio, 2/janeiro
Entra em cartaz no próximo dia 06/01, na Casa de Laranjeiras, palacete que serve de Centro Cultural da Sergio Castro Imóveis sede do segmento de luxo da imobiliária, uma mostra que destaca o início do desenvolvimento imobiliário na Cidade Maravilhosa. A exposição fica aberta ao público até 30 de Junho. A entrada é gratuita e os interessados precisam apenas reservar os horários entre 10 da manhã e 17h, durante a semana
Cresce uso do FGTS nos consórcios de imóveis ao longo dos anos
em O Dia, 2/janeiro
O FGTS, Fundo de Garantia por Tempo de Serviços, tem como finalidade proteger o trabalhador demitido sem justa causa. O uso desta alternativa para aquisição ou construção de imóveis aumentou significativamente entre os anos de 2010 e 2022. Entre as principais razões para saques nas contas do FGTS, destacaram-se dois objetivos: amortização do saldo devedor, por 10.306 participantes ou 42,5%, e aquisição de imóvel pronto, por 9.979 consorciados ou 41,2%.
Mercado imobiliário prevê aquecimento a partir do segundo semestre
em Band News FM Curitiba, 1º/janeiro
Dados da Associação Brasileira de Incorporadoras (Abrainc) mostram que a cada redução de um ponto percentual na taxa de juros, 800 mil novas famílias conseguem viabilizar a compra do imóvel por meio do financiamento imobiliário no país.
Por que o litoral de Santa Catarina tem os imóveis que mais se valorizam?
em O Globo, 3/janeiro
Impulsionadas por Balneário Camboriú, cidades no litoral catarinense têm vivido um boom imobiliário nos últimos anos. Edifícios altos, próximos à praia e com metro quadrado elevado também marcam a paisagem urbana de Itapema, Porto Belo e Itajaí. Aumento do preço dos imóveis gera empregos, maior arrecadação pública e maior fluxo populacional na região.
Mercado imobiliário de Goiânia encerra 2023 com crescimento de 13,11%
em A Redação, 3/janeiro
De janeiro a novembro de 2023, Goiânia ficou entre o primeiro e segundo lugares no ranking da valorização do metro quadrado dos lançamentos residenciais elaborado pelo Índice FipeZAP. No ranking, 50 cidades brasileiras foram avaliadas. De janeiro a novembro, a alta na capital goiana foi de 13,11%, bem acima da média nacional, que foi de 4,82%. A perspectiva é de que o mercado imobiliário continue aquecido na capital em 2024.
Mercado imobiliário 2024: Quais são as expectativas?
em A Gazeta, 3/janeiro
O ano de 2023 foi o terceiro melhor da história para o segmento imobiliário, segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). No entanto, ainda distante de 2022, profissionais da área buscam entender quais são as expectativas, oportunidades e dificuldades para o segmento no ano de 2024. Projeções indicam alta no PIB e taxa de juros decrescente.