ADEMI-RJ

Novas soluções para construir edifícios mais sustentáveis
em ADEMI RJ - Instagram, 21/maio

Nesta segunda (19), a ADEMI-RJ sediou um importante encontro promovido pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e pela IFC (International Finance Corporation) do Banco Mundial, reunindo empresários do setor imobiliário e da construção para debater negócios sustentáveis, financiamento verde e a certificação EDGE — o sistema para atestar a sustentabilidade de edifícios que mais cresce no Brasil, que hoje tem 20 mil unidades residenciais certificadas. Enquanto no mundo, são mais de 108 milhões de m² certificados e US$ 17,9 bilhões investidos.

Notícias

Studios e unidades de até 50 m² puxam alta no mercado imobiliário do Rio
em Diário do Rio, 19/maio

A preferência dos cariocas por imóveis menores vem deixando de ser uma tendência para se consolidar como realidade no mercado imobiliário. Segundo o Secovi Rio, o Estado registrou o lançamento de 1.667 studios no último período. E o movimento não é pontual. Nos anos anteriores, houve um crescimento de 35% nos lançamentos de apartamentos compactos, enquanto os imóveis com quatro quartos despencaram quase 40%. De acordo com a Ademi-RJ, cerca de 80% das unidades com até 50 metros quadrados são vendidas ainda na planta — muitas vezes, como opção de investimento para locação.

Fórum reunirá empresariado e lideranças políticas para discutir futuro da Região Portuária do Rio
em Diário do Rio, 20/maio

O Porto do Rio segue em pauta entre o empresariado carioca. A região, que vem se consolidando como novo polo residencial e corporativo do Rio, recebe nesta quarta-feira (21/05) a 4a edição do Fórum de Soluções do Porto Maravilha. Representantes do poder público, iniciativa privada e sociedade civil se reunirão para debater caminhos e propostas que impulsionem o desenvolvimento sustentável, urbano, social e econômico da Zona Portuária. O painel será realizado no Novotel Porto Atlântico, das 8h às 18h.

Minha Casa, Minha Vida impulsiona mercado imobiliário no 1º trimestre, apesar de Selic alta; entenda
em G1 / Economia, 19/maio

O mercado imobiliário cresceu 15% no primeiro trimestre deste ano, mostram dados divulgados nesta segunda-feira (19) pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). A alta foi observada tanto na venda de casas e apartamentos quanto em lançamentos no mercado.

Nem Pinheiros, nem Botafogo: os bairros e os itens mais buscados pelos compradores de imóveis no Rio e em São Paulo
em Seu Dinheiro, 20/maio

No Rio de Janeiro, o bairro mais buscado pelos compradores de imóveis nos primeiros três meses do ano foi a Tijuca, na Zona Norte, seguida da Barra da Tijuca, na Zona Oeste, e de Copacabana, na Zona Sul. Bairros mais famosos e valorizados, como Botafogo e Ipanema, aparecem em posições inferiores na lista do 1T25.

Construção sustentável ganha força no Brasil
em Valor Econômico, 18/maio

A construção civil no Brasil tem avançado rumo à sustentabilidade, impulsionada pelo uso crescente de energia limpa e práticas construtivas. Segundo a CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção, em 2024, o setor cresceu 4,1% e gerou mais de 230 mil empregos formais até outubro, elevando o número de trabalhadores com carteira assinada para 2,98 milhões.

Lei dos Distratos: um marco para a segurança jurídica no setor imobiliário
em Fiabci, 20/maio

Aprovada em 2018, a chamada Lei dos Distratos (Lei nº 13.786) representou um divisor de águas no setor imobiliário brasileiro. Ao regulamentar a desistência da compra de imóveis na planta, a legislação trouxe regras claras e maior equilíbrio nas relações entre compradores e incorporadoras. Com isso, estabeleceu-se um novo patamar de segurança jurídica, essencial para a previsibilidade dos contratos e a saúde financeira dos empreendimentos.