ADEMI-RJ

Plano Diretor segue mobilizando o setor e ADEMI-RJ recebe profissionais para debate
em ADEMI RJ - Instagram, 16/maio

Na manhã de sexta-feira (16/05), a ADEMI-RJ e a AsBEA-RJ reuniram profissionais do setor imobiliário, arquitetos e associados para debater os caminhos de aplicação do Plano Diretor da cidade — legislação que passou a vigorar em 2024 e define tudo o que pode (ou não) ser feito ao projetar um empreendimento no Rio. A mesa foi composta por Murillo Allevato, superintendente geral da ADEMI-RJ; Gustavo Guerrante, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento (SMDUE); Sônia Lopes, presidente da AsBEA-RJ; e os arquitetos Fernando Costa e Manuel Fiaschi, responsáveis por conduzir a apresentação técnica sobre os principais instrumentos do Plano Diretor.

Notícias

Mercado imobiliário do Rio registrou aumento de 8,6% nas vendas no primeiro trimestre
em Tempo Real RJ, 18/maio

O mercado imobiliário do Rio iniciou 2025 em ritmo aquecido — com a cidade representando o segundo maior mercado do país. O primeiro trimestre do ano registrou aumento de 8,6% nas vendas em relação ao mesmo período de 2024. Os números são do estudo mais recente da Brain Inteligência Estratégica, encomendado pela Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-RJ).

Veja o que muda com a nova lei de licenciamento flexibilizado aprovada pela Câmara de Vereadores do Rio
em O Globo, 17/maio

A Câmara Municipal do Rio aprovou, em sessão realizada anteontem, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 2/2025, uma versão atualizada da regulamentação da mais-valia e da mais-valerá. Esses instrumentos urbanísticos permitem, mediante pagamento de taxas à prefeitura, a legalização de acréscimos ou projetos que ainda não saíram do papel e imóveis fora das regras, respectivamente. O texto do Executivo recebeu 84 emendas dos vereadores, das quais 50 foram incorporadas à redação final, que ainda depende de sanção do prefeito Eduardo Paes.

Cyrela quer aumentar lançamentos, mesmo com mercado desafiador
em Valor Econômico, 16/maio

Apesar do cenário macroeconômico desafiador, a Cyrela pretende lançar toda a sua grade de projetos para o ano, o que significaria um aumento no volume de lançamentos sobre 2024, de acordo com o co-CEO Raphael Horn. Ele falou com analistas nesta sexta-feira (16), em teleconferência de resultados da incorporadora.

Prédio centenário que abrigou o “Geraes”, na rua do Ouvidor, começa a ser restaurado e vai abrigar Museu do Café
em Diário do Rio, 18/maio

Muito se tem comentado sobre o elogiado projeto Reviver Centro Patrimônio Pro-apac, da Prefeitura do Rio, que promete trazer de volta à antiga beleza dezenas de imóveis históricos que se encontram em mau estado no Centro do Rio de Janeiro. A prefeitura vai desapropriar prédios que estão caindo aos pedaços e abandonados, e vendê-los a quem queira restaurá-los à velha forma, subsidiando estas obras. Mas tem quem já tenha começado a fazer isso, sem recursos públicos. É o caso dos novos proprietários do velho prédio do restaurante ‘Geraes', que funcionou por mais de 60 anos em frente à igreja da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, no Centro do Rio.

’Quem não cuidou do seu imóvel, sinto muito, perdeu’, diz Paes sobre programa para reforma de casarões abandonados no Centro do Rio
em O Globo, 16/maio

O sobrado onde fica a sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio (Sinduscon-Rio), na região da Cruz Vermelha, foi o local escolhido pela prefeitura para apresentar o Reviver Centro Patrimônio Pró-Apac, programa voltado para a recuperação de imóveis degradados na região central da cidade. O prédio centenário, muito bem cuidado, pode ser tomado como exemplo do que se pretende para centenas de outras construções distribuídas em oito áreas delimitadas no chamado Centro Histórico do Rio.

O poder de venda dos estandes decorados continua em alta
em O Globo / Morar Bem, 18/maio

Uma das estratégias mais eficazes do mercado imobiliário, os apartamentos decorados funcionam como uma ferramenta de vendas que transforma conceitos abstratos em experiências tangíveis. Cuidadosamente planejada, a reprodução do imóvel nos estandes de venda elimina barreiras, possibilita a criação de laços emocionais com o espaço e permite que o comprador anteveja como será sua moradia no futuro.

Leilão tem mais de 195 imóveis com até 77% de desconto
em Valor Investe, 17/maio

O Itáu Unibanco e a Zuk, empresa de leilão, estão promovendo uma série de leilões, com diversos certames ao longo dos meses de maio e junho. Ao todo, são mais de 195 opções de imóveis disponíveis, entre comerciais, residenciais, rurais e terrenos. Os descontos chegam a 77%. Há oportunidades no Rio de Janeiro.

Tenda fará emissão de R$ 180 milhões em debêntures
em Valor Econômico, 16/maio

A Construtora Tenda informou na noite desta quinta-feira (15) que foi aprovada a 12ª emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações, da espécie com garantia real, com garantia fidejussória adicional, em série única, para colocação privada, da companhia, que farão jus a uma remuneração equivalente a 100% da Taxa DI, acrescida de sobretaxa "all in" de 2,10%.