Prestes a atingir a marca de 17 empreendimentos lançados no local, a Cury vem trabalhando para consolidar ainda mais sua presença na região que mais cresce no Rio, e que recentemente ultrapassou a Barra da Tijuca em potencial construtivo no município — medida que define a capacidade máxima de utilização de um espaço.
Página inicial > Palavras-chave > Layout > destaque News
destaque News
Matérias
-
Região Portuária embala novos projetos, ganha corrida de rua e, aos poucos, molda seu perfil de bairro
29 de abril, por Ricardo Porto -
Loteamentos: projetos sob medida e lazer completo
13 de abril, por Ricardo PortoOs projetos de loteamentos estão chamando a atenção do público não só por possibilitar a construção das residências do jeito que o comprador — seja para morar ou investir — desejar, mas também pela oferta de lazer completo no condomínio. Não por acaso, têm surgido lançamentos em várias áreas do Estado do Rio: Zona Oeste da capital, Niterói, Leste Fluminense e regiões dos Lagos e Serrana.
No Recreio, a Aros Inc. lançou três fases do Bio Recreio Residences, com lotes a partir de R$ 549 mil. O CEO, Ricardo Affonseca, diz que a empresa foi pioneira no mercado carioca nesse tipo de empreendimento, que tem demanda reprimida no Recreio e em bairros vizinhos, para onde a cidade está crescendo. Nos próximos 12 meses, a empresa pretende lançar mais condomínios de lotes.
-
Construindo um futuro mais verde e sustentável
1º de junho, por Ricardo PortoPara o presidente da Ademi-RJ, Marcos Saceanu, os últimos anos foram de muito aprendizado para o setor, que entendeu quais iniciativas sustentáveis realmente funcionam e quais precisaram ser adaptadas.
— Hoje, é consenso, por exemplo, que a energia solar funciona bem nas obras e nas áreas comuns dos condomínios, mas não tem uma boa relação custo/benefício nas áreas privativas.
-
Diferenças no perfil de quem investe e de quem quer morar
4 de novembro de 2024, por Ricardo PortoComprar para morar ou para investir? Há muitas diferenças no perfil de quem busca um imóvel como moradia e no de quem procura opções para gerar renda extra com o aluguel. As plataformas de locação por temporada trouxeram conceitos como long stay (estadia prolongada) ou short stay (estadia curta) para o setor imobiliário, fortalecendo a presença de investidores no mercado.
Segundo Eduardo Cruz, sócio da Itten Incorporadora, de um jeito ou de outro, o consumidor sempre busca bom preço, mas de maneiras diversas. — O investidor se preocupa em saber qual será a possibilidade de renda e se há chance de o imóvel ser valorizado no médio prazo. Ele faz contas e pode até comprar uma unidade de fundos, porque o preço de venda é menor, mas o aluguel não será. Já quem vai morar age de forma emocional: olha a planta diversas vezes, pergunta sobre as áreas comuns e, quando gosta, só deixa de fechar negócio se não tiver dinheiro — explica Cruz.
-
Top Imobiliário 2024: Cury, Lopes e Cyrela são as vencedoras na premiação
12 de junho de 2024, por Ricardo PortoEm sua 31.ª edição, o Top Imobiliário consagrou Cury, Cyrela e Lopes, respectivamente, as vencedoras entre as Construtoras, Incorporadoras e Vendedoras, de acordo com os registros da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp), responsável pela aferição. O ranking final traz as 10 companhias mais ativas em cada uma das três categorias.
O prêmio, criado em 1993 numa parceria do Estadão com a Embraesp, contempla as empresas que apresentaram os maiores volumes de lançamento de novos empreendimentos na capital paulista e cidades da Região Metropolitana.
-
O fenômeno do apartamento de 38 milhões de reais do Leblon
14 de junho de 2024, por Ricardo PortoViralizou recentemente na internet o anúncio de venda de um apartamento no Leblon, luxuoso bairro da capital do Rio de Janeiro, oferecido por 38 milhões de reais. Apesar do valor de venda ser bem alto, não chega a surpreender, já que outros apartamentos Brasil afora são ofertados a valores ainda mais altos (em alguns casos, até o dobro). O que causa espanto, no entanto, é quando se calcula o valor do metro quadrado: mais de 133 000 reais, já que a metragem do imóvel é de 284 metros quadrados. Com isso, o imóvel se tornou, proporcionalmente, a residência mais cara à venda na cidade. O endereço da propriedade é o Edíficio Tom, da construtora Gafisa, que está no final de sua obra e deve ser entregue até o final de julho desse ano.
-
Projetos propõem uma abordagem holística da moradia
6 de abril, por Ricardo PortoNovos conceitos arquitetônicos chegam ao mercado imobiliário do Rio para oferecer formas diferenciadas de moradia. As incorporadoras entenderam que o cliente quer comprar experiências que facilitem o cotidiano e garantam mais qualidade de vida — e tudo deve estar atrelado à ideia de conforto e bem-estar.
Um desses conceitos é o de casa equilibrada, desenvolvido pela urbanista Grace Flemming, que propõe uma abordagem holística da moradia: os ambientes devem equilibrar funcionalidade, bem-estar e sustentabilidade. Segundo ela, o projeto das residências deve considerar tanto as necessidades práticas do dia a dia quanto os aspectos emocionais e de saúde dos moradores. É o caso do Insigna, parceria da Azo com a Carvalho Hosken na Península, bairro planejado na Barra da Tijuca.
-
Vila Clementino: boa para saúde e negócios
2 de agosto de 2024, por Ricardo PortoNão há outro bairro na capital paulista com tamanha concentração concentração de empresas de saúde por metro quadrado da capital paulista: são cerca de 40 hospitais, clínicas e laboratórios em um raio de três quilômetros e algumas referências, como o Hospital São Paulo — Unifesp, o Instituto do Sono, o Hospital do Rim, o São Camilo e o Hospital do Servidor Público Estadual. Além disso, fica a dois quilômetros do Parque do Ibirapuera e a oito da Avenida Paulista, um dos eixos empresariais de São Paulo.
A Cyrela também desembarcou no bairro. Neste ano, lançou o Iconyc Charlie Hotel, em parceria com a empresa-referência em moradia flexível, responsável pela gestão de 146 estúdios e apartamentos do empreendimento. As unidades têm de 25 a 90 metros quadrados, algumas voltadas ao “middle stay”, com permanência mínima de cinco dias.
-
Como a tecnologia de ponta está transformando o cotidiano das obras
21 de junho de 2024, por Ricardo PortoNo que depender dos avanços tecnológicos do mercado imobiliário, o pesadelo da imprevisibilidade na construção ou na reforma está com os dias contados. E aí entra em cena a inteligência artificial, capaz de analisar uma quantidade extraordinária de dados que nós, humanos, jamais conseguiríamos em tal velocidade.
A consultoria carioca G+P Soluções, focada em planejamento e gestão de construções, levou dois anos para aprimorar um software que equaciona, via IA, os fatores envolvidos numa obra, calculando sua data de término.
“Essa tecnologia traz previsibilidade para um mercado que sempre lidou com surpresas indesejadas. Vai ficar mais fácil, tanto para quem vende quanto para quem compra”, diz Sylvio Pinheiro, diretor da G+P, que atende clientes como Patrimar, Performance e TAO.
-
Com a nova alta de juros, é um bom momento de comprar imóveis?
30 de janeiro, por Ricardo PortoRicardo Affonseca, CEO da Aros Inc, destaca que o aumento da Selic também encarece os projetos das incorporadoras, reduzindo os lançamentos imobiliários no próximo ciclo.
– Os financiamentos imobiliários vão encarecer, desaquecendo o setor. A camada mais afetada será a classe média, pois a população de renda mais baixa conta com subsídios do Minha Casa, Minha Vida, enquanto a alta renda não depende de financiamentos.