A compra do primeiro imóvel aparece como o principal objetivo de quem pretende fechar negócio no começo de 2026 no Rio. Pesquisa da Loft, em parceria com a Offerwise, aponta que 57% dos moradores da cidade que planejam comprar uma casa no primeiro semestre deste ano miram a primeira aquisição. O movimento acontece em meio à expectativa de melhora nas condições de crédito imobiliário.
O levantamento também sugere que a intenção de compra se concentra em faixas mais jovens. Entre pessoas de 18 a 24 anos, 68% dizem que pretendem comprar um imóvel nos próximos seis meses. De 25 a 34 anos, o índice é de 64%. Entre 35 e 44, chega a 58%.
Mesmo assim, há um dado que foge do estereótipo de “primeiro imóvel é coisa de jovem”. Segundo Fábio Takahashi, gerente de Dados da Loft, parte dos entrevistados acima dos 45 anos também está se preparando para essa estreia. “Chama a atenção o percentual de pessoas com 45 anos ou mais que está se preparando para comprar o primeiro imóvel: 52% entre 45 e 54 anos e 39% entre quem tem 55 anos ou mais”.
A intenção de compra varia bastante por renda. Na classe C, 77% dizem planejar adquirir o primeiro imóvel. Já nas classes D/E, o índice é de 64%, faixa em que programas como Minha Casa, Minha Vida costumam pesar mais no planejamento. Entre os consumidores de maior renda, a pesquisa aponta 12% na classe A e 45% na classe B considerando a compra no início de 2026.
No recorte de fatores que podem ter influenciado o plano de compra, Takahashi cita mudanças discutidas em 2025, com impacto direto no financiamento. “O aumento do teto do SFH, atualmente fixado em R$ 2,25 milhões, pode ter impactado a decisão da classe média, ao ampliar o alcance de taxas mais baixas para financiamento”.
O perfil mais comum entre os potenciais compradores é formado por solteiros, viúvos e separados, que somam 68%. Entre casados, o índice é de 32%.
Na hora de explicar por que querem comprar, duas motivações aparecem empatadas: grandes mudanças familiares — como casamento, filhos ou divórcio — e a busca por um imóvel melhor, ambas com 33%. Outros 25% dizem procurar um imóvel mais bem localizado do que o atual.
Metodologia
A pesquisa foi conduzida pela Offerwise, a pedido da Loft, com 1.400 entrevistas online realizadas entre 10 de outubro e 3 de novembro de 2025. A amostra é representativa da população do Rio de Janeiro com 18 anos ou mais.