Aluguel de longa duração ganha força e atrai investidores do mercado imobiliário

em Valor Investe, 16/janeiro

O mercado de aluguel "long stay", o tradicional modelo com contrato de longo prazo, está aquecido. De acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada este ano pelo IBGE, o percentual de domicílios alugados no país vem subindo ano a ano, totalizando 15,7 milhões de domicílios, o equivalente a 21,1% das moradias no país. Em 2016, esse percentual era de 18,5%.

“Esse crescimento da representatividade do aluguel é multifatorial. Além do cenário socioeconômico ter sido mais desafiador para aquisição de um imóvel próprio, existe principalmente a mudança demográfica das novas gerações, que priorizam o aluguel por possibilitar maior independência e flexibilidade”, explica Lucas Lima, general manager do QuintoAndar no Brasil.

Diante disso, o crescimento da oferta de imóveis dos investidores nesse mercado - como gestoras, incorporadoras e empreendimentos "multifamily" – ganha destaque. O executivo da proptech reforça que o movimento é muito bem-vindo e positivo para o mercado. “Com o aumento da demanda no aluguel de longa duração, há uma escassez de imóveis disponíveis com boa qualidade e atrativos que fazem a diferença para a rápida locação”.

Enxergando a oportunidade de oferecer uma melhor experiência e rentabilidade para esses players, a proptech lançou no ano passado um pacote de benefícios específico para esse perfil de clientes, chamados pelo QuintoAndar de Proprietários Multi.

A nova frente do negócio chegou para atender clientes proprietários com um portfólio de múltiplos imóveis, oferecendo combinações de soluções para potencializar a rentabilidade da carteira e oferecer um atendimento próximo e dedicado. Nos últimos meses, ela vem atraindo também uma parcela importante dos investidores de imóveis e empreendimentos "multifamily", com centenas de unidades para gestão e distribuição.

“Muitos imóveis desses grandes players já possuem características desejadas pelas pessoas que buscam um aluguel de longo prazo, como mobília completa e eletrodomésticos. Esse é um perfil de imóvel com alta liquidez na nossa plataforma, porque o inquilino julga vantajoso, tanto do ponto de vista econômico, já que ele não precisa investir em reforma, como do da flexibilidade”, explica Lima.

Dados da PNAD revelam que há mais pessoas morando sozinhas em todas as faixas de idade. Em 2012, havia cerca de sete milhões de brasileiros nessa condição e, atualmente, já são mais de 11 milhões. O dado mais recente revela que cerca de 15% dos domicílios brasileiros têm apenas um morador; nas capitais esse percentual já ultrapassa 17%. De 2012 até 2021, o crescimento foi de 19,58%.

O executivo analisa uma mudança de comportamento da população e boas oportunidades. “Nos grandes centros, as pessoas estão morando mais sozinhas, priorizando flexibilidade, postergando filhos e casamento. E existe um gap de imóveis de qualidade para atender a essa demanda”, afirma Lima. “São imóveis em que os prédios oferecem muita infraestrutura e qualidade de vida, como academia, mercado, espaço coworking, entre outras comodidades. Eles proporcionam uma maior qualidade na experiência de moradia das pessoas, o que está alinhado com a missão do QuintoAndar de abrir portas para que as pessoas morem melhor”, diz Lima.

O modelo "multifamily", que reúne essas características, já é consolidado em diversos países e mostra grande potencial por aqui. Nos Estados Unidos, boa parte do mercado de aluguel é representado por esse conceito, que foca em uma cultura diferente, com senso de comunidade e gestão profissional.

Os domicílios "multifamily" são 100% voltados para a locação e têm um único proprietário investidor. Esse tipo de empreendimento costuma ter maior duração média dos contratos, melhorando o "yield", isto é, o rendimento.

“Em 2024, vamos apoiar ainda mais a apresentação desses players às pessoas que buscam um novo lar. Queremos trazer esse novo conceito de moradia para elevar o patamar de qualidade nos imóveis oferecidos aos inquilinos”, ressalta Lima.

Por que optar pelo "long stay"?

Cada vez mais, os investidores percebem os benefícios do aluguel de longa duração. Os pontos mais atraentes costumam ser estabilidade e maior previsibilidade de receita, já que geralmente o contrato assegura um mínimo de 30 meses, além de menos gastos com manutenção por conta da rotatividade mais baixa, menor custo operacional para gestão do ativo, liquidez, entre outros.

Apesar dos fortes atrativos, Lima explica que o segmento não tinha alta adesão pela falta de um player que conseguisse operacionalizar a administração. E é aí que o QuintoAndar, marca Top of Mind do mercado imobiliário, encontra espaço, apresentando-se como parceiro estratégico dos investidores, com serviços personalizados para os donos de múltiplos imóveis.

“Para o investidor, é evidente a vantagem do aluguel de longa duração. E, no QuintoAndar, ele aluga mais rapidamente, com um ticket médio alto, a segurança de pagamento garantido, backoffice de ponta a ponta e inteligência de mercado. Um pacote que impacta diretamente no seu aumento de yield”, explica Lima.

Para todos os Proprietários Multi a empresa oferece um executivo de contas dedicado, acesso a informações e estudos de mercado inéditos, perfil exclusivo com interface que agiliza e organiza a gestão dos imóveis, além dos benefícios comuns a todos os clientes da plataforma – como fotos profissionais dos imóveis, pagamento garantido em caso de atraso do inquilino e proteção de até R$ 50 mil para danos no imóvel, causados pelos inquilinos que sejam apurados ao final da locação.

A proptech também ressalta como diferenciais-chave o tempo que um imóvel leva para ser alugado e o ticket médio. Em um mercado aquecido como São Paulo, por exemplo, a vacância de um imóvel no QuintoAndar chega a ser metade da média do mercado, segundo o valor indicado por órgãos oficiais. O ticket médio no QuintoAndar chega a ser 16% maior em relação aos indicadores dos principais concorrentes na cidade.

“Para se ter uma ideia, 19% de todos os nossos contratos fechados de aluguel foram firmados em até cinco dias. A confiança do inquilino na nossa marca nos garante uma velocidade diferenciada na locação”, comenta Lima.

Os números da plataforma justificam essa performance. Atualmente, são mais de 25 milhões de visualizações mensais na plataforma, que acumula mais de 1,2 milhão pessoas com o app instalado. Em 2023, o QuintoAndar contabilizou uma média de dez visitas agendadas por minuto e mais de 12 mil contratos de aluguel fechados mensalmente.

A preferência dos inquilinos pelo QuintoAndar vem pela série de vantagens oferecidas a eles, como a possibilidade de firmar um contrato sem a necessidade de fiador, caução ou outras garantias que costumam pesar no bolso. São mais de 245 mil contratos em andamento e R$ 145 bilhões em ativos sob gestão da empresa.


Ver online: Valor Investe