Associados ADEMI

Niterói atrai empreendimentos com plano de revitalização
em Extra, 18/agosto

Quando completou 450 anos, em 2023, Niterói ganhou um plano de revitalização da região central, incluindo a reurbanização de ruas, a criação de corredores verdes e a ligação do Centro ao famoso Caminho Niemeyer, além de quadras destinadas a novos empreendimentos residenciais. As mudanças e as oportunidades chamaram a atenção das construtoras e, não por acaso, houve um boom de lançamentos no Centro do município: de projetos econômicos aos de médio padrão. — A facilidade de acesso e uma boa infraestrutura de comércio e serviços passaram a ser mais valorizadas depois da pandemia. E o Centro de Niterói reúne todas essas facilidades, com preços mais em conta, o que atrai pessoas de São Gonçalo, Itaboraí e Maricá — ressalta Leonardo Mesquita, vice-presidente da Cury.

Notícias

Minha Casa, Minha Vida: vendas disparam 46% e puxam mercado de imóveis novos no país
em O Globo, 19/agosto

Turbinado pelo governo federal, o Minha Casa, Minha Vida registrou entre abril e junho deste ano um aumento de vendas de 46%, na comparação com o segundo trimestre de 2023. O patamar é superior aos 17,9% registrados na comercialização geral de apartamentos no país no mesmo período, e apontam para uma disparada nas vendas no âmbito do programa habitacional do governo, enquanto outros setores estacionaram.

Vendas de novos imóveis registram aumento de 17,9% no segundo trimestre do ano
em CBN Economia, 19/agosto

O mercado imobiliário registrou aumento de 17,9% nas vendas de unidades residenciais novas no país entre abril e junho de 2024 frente ao mesmo período de 2023. Os números sofreram ainda influência do Minha Casa, Minha Vida, já que as vendas pelo programa habitacional subiram 46% na mesma comparação entre os dois trimestres. Os dados foram divulgados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção, após levantamento feito em 221 cidades, incluindo as 27 capitais e principais regiões metropolitanas.

Cresce o número de pessoas que compram imóveis no país
em O Dia, 20/agosto

O número de pessoas que adquiriram um imóvel nos últimos 12 meses avançou 13% no país. Com esse resultado, já são três trimestres consecutivos de crescimento, superando o último período analisado pela Pesquisa Raio-X FipeZAP do segundo trimestre de 2024, que foi de 11%. Entre os entrevistados, a maioria adquiriu imóveis usados, 72%, contra 28% que deram preferência às unidades novas. O estudo indica ainda que houve equilíbrio entre a parcela dos compradores que têm intenção de moradia: 51% e os que adquiriram para investimento: 49%.

Madeira é apontada como solução para reduzir impacto ambiental do setor imobiliário
em Estadão, 20/agosto

A construção civil é um dos motores da economia mundial, mas correndo na estrada do desenvolvimento, o setor provoca um impacto ambiental incalculável. Só em 2022, o Brasil gerou mais de 45 mil toneladas de resíduos, de acordo com a pesquisa Panorama dos Resíduos Sólidos. Em um ambiente que gera tanta fumaça e restos de demolição, iniciativas apresentam a madeira engenheirada como uma alternativa mais sustentável.

Ferramenta pode reduzir burocracia do setor imobiliário
em Valor Econômico, 20/agosto

Dentre esses documentos estão matrícula, escritura e algumas certidões do imóvel em negociação. Esse levantamento é exigido num processo de compra e venda e também para quem necessita de financiamento imobiliário junto a alguma instituição bancária. Intitulado de MostQI Generative, a plataforma organiza as informações de forma estruturada em sessões. “Basicamente, o que o sistema realiza é a leitura e a compreensão do contexto presente no documento e a extração somente daquilo que é necessário”, explica Maria Cristina Diez, engenheira de softwares e diretora comercial da Most Especialist Technologies, desenvolvedora do sistema. Ela acredita que a ferramenta tem potencial para revolucionar o mercado imobiliário no país.