Mercado imobiliário do Rio

UFRJ quer vender imóveis para fazer reformas e novos prédios nos campi
em O Globo, 15/agosto

Atolada em dívidas e com o orçamento cada vez mais apertado, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) planeja se desfazer de parte de seu patrimônio imobiliário para recuperar unidades que estão caindo aos pedaços ou com obras inacabadas. A instituição negocia a venda de 11 lajes no Ventura Corporate Towers, um edifício comercial moderno no Centro do Rio. São 16,6 mil metros quadrados num dos pontos mais valorizados da cidade, na Avenida Chile, que estão alugados para empresas. Dois dos andares, no entanto, estão ocupados por parte da Escola de Música, cujos prédios na Lapa estão quase que inabitáveis.

Notícias

Falta de trabalhador especializado afeta construção civil
em Valor Econômico, 16/agosto

Em meio ao aquecimento da construção civil e um mercado de trabalho dinâmico, empresas do setor já se queixam da dificuldade de encontrar mão de obra em geral e principalmente trabalhadores qualificados. Segundo os dados recentes da Sondagem da Construção do FGV Ibre, a escassez de mão de obra é apontada por quase 30% das empresas como uma das principais dificuldades enfrentadas no momento.

Mudança na tributação de imóveis pela Reforma Tributária abre espaço para descontos no ITBI. Entenda
em O Globo, 15/agosto

A segunda etapa da regulamentação da Reforma Tributária vai alterar a cobrança do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), de competência municipal, e as regras para definir o valor dos imóveis sobre o qual incide o tributo devem gerar controvérsias, alertaram tributaristas. A alteração de última hora prevê que o imposto seja devido nas transmissões de propriedade como já ocorre hoje, mas municípios e o Distrito Federal, que recolhem o imposto, podem prever a “antecipação do pagamento”. O contribuinte decidirá se quer ou não antecipar, e os governos locais podem oferecer desconto na alíquota, incentivando a antecipação. A votação do projeto que prevê as mudanças seria concluída ontem na Câmara, mas foi adiada. O texto ainda terá de receber o aval do Senado antes de entrar em vigor.

Itaú promove leilão com 57 imóveis em vários estados do país. Menor lance é de R$ 29 mil
em Extra, 15/agosto

O Banco Itaú vai promover um leilão imobiliário no dia 29 de agosto, às 11h, em parceria com a Biasi Leilões. Estarão à venda imóveis residenciais e comerciais em diversas regiões do país. O pregão será realizado de forma on-line, no site. Ao todo, serão vendidos 57 imóveis nos estados de Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Piauí, Pernambuco, Roraima, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Fórum de Apoio ao programa Imóvel da Gente é instalado no Rio de Janeiro
em A Tribuna RJ, 15/agosto

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou, na última quarta-feira (14), que o Rio de Janeiro é a 12ª unidade da federação a contar com o Fórum de Apoio ao Programa de Democratização de Imóveis da União, o Imóvel da Gente, gerido pela pasta. A instalação foi marcada por uma solenidade, realizada no Salão Nobre do Palácio da Fazenda, na capital fluminense. Na ocasião, foram empossados os representantes de instituições federais, municípios, governo estadual e movimentos sociais que passaram a integrar a instância.

Integrantes da IHA conhecem panorama do mercado imobiliário brasileiro e discutem temas estratégicos do setor
em Agência CBIC, 15/agosto

O segundo dia da reunião do board da International Housing Association (IHA) no Brasil, na quinta-feira (15/08), abriu espaço para a discussão de temas estratégicos para o mercado imobiliário, como a industrialização da construção e sistemas construtivos. Organizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com a ADEMI RJ, o Sinduscon-RJ e a Federação da Indústria do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o encontro trouxe ao Rio de Janeiro executivos da instituição para uma jornada que se encerra nesta sexta-feira (16) com visitas técnicas na capital fluminense.

Luxo dentro e fora de casa
em Valor Econômico, 15/agosto

Quem adquire um imóvel novo de alto padrão não quer que apenas sua unidade seja impecavelmente decorada — as áreas comuns também devem seguir o mesmo padrão. Para atender a essa demanda, incorporadoras estão investindo em parcerias com marcas de mobiliário de luxo a fim de alinhar o nível de sofisticação dentro e fora dos apartamentos.