Niterói atrai empreendimentos com plano de revitalização

em Extra, 18/agosto

Oportunidades oferecidas resultaram em um boom de lançamentos na região central do município, que se destaca pela farta oferta de transportes.

Quando completou 450 anos, em 2023, Niterói ganhou um plano de revitalização da região central, incluindo a reurbanização de ruas, a criação de corredores verdes e a ligação do Centro ao famoso Caminho Niemeyer, além de quadras destinadas a novos empreendimentos residenciais. As mudanças e as oportunidades chamaram a atenção das construtoras e, não por acaso, houve um boom de lançamentos no Centro do município: de projetos econômicos aos de médio padrão.

Um deles é o Green Life, com 752 unidades, lançado em junho pela Novolar. Segundo Waldecy Prado, diretor Comercial da empresa, 20% dos apartamentos das quatro torres do empreendimento, que será erguido em um terreno de 10,5 mil metros quadrados, já foram comercializados.

Parte das unidades (30%) está enquadrada no programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), e as restantes (70%) podem ser adquiridas por meio do financiamento SBPE, também da Caixa Econômica Federal. Os apartamentos tipo de dois quartos (com e sem suíte) e varanda estão sendo vendidos por valores que vão de R$ 330 mil a R$ 520 mil, e as 48 unidades garden, de R$ 580 mil a R$ 750 mil.

O executivo diz que esse é o primeiro projeto da Novolar em Niterói, cidade que tem chamado a atenção de pessoas das zonas Norte e Oeste do Rio. Na sua avaliação, esses compradores são atraídos pela localização privilegiada do empreendimento, que fica próximo à Ponte Rio-Niterói, ao terminal das barcas e a supermercados, shopping centers, parque e hospital.

— O empreendimento fica a dez minutos a pé das barcas. As pessoas vão gastar menos tempo para chegar ao Centro do Rio do que se estiverem morando em bairros das zonas Norte e Oeste, por exemplo — destaca.

O diferencial do Green Life, afirma Prado, será o paisagismo que ocupará uma ampla área verde e será projetado por empresa especializada que estudou o bioma local para propor, por exemplo, a replantação de árvores nativas no Centro de Niterói. O projeto ainda terá um rooftop com lazer e vista privilegiada para a Baía de Guanabara em cada torre.

A localização, a facilidade de locomoção por vários meios de transporte, o comércio e a oferta de serviços também fizeram a Cury Construtora desembarcar na região central de Niterói com três projetos de médio padrão. Os primeiros foram o Urban Downtown, já entregue, e o Rio Branco 220, lançado em 2023, totalmente vendidos. Em setembro, será lançado mais um empreendimento na região, com cerca de 500 unidades.

— A facilidade de acesso e uma boa infraestrutura de comércio e serviços passaram a ser mais valorizadas depois da pandemia. E o Centro de Niterói reúne todas essas facilidades, com preços mais em conta, o que atrai pessoas de São Gonçalo, Itaboraí e Maricá — ressalta Leonardo Mesquita, vice-presidente da Cury.

Segundo ele, ainda há espaço para mais oportunidades na área central da cidade, conhecida por reunir um público das faixas de renda A e B, e novos projetos imobiliários na região tornam a cidade um lugar mais plural.

— Faz bem para a economia da cidade essa mescla de público, gera mais potencial de crescimento e contribui para torná-la um lugar com mais oportunidades — comenta.

O membro do Conselho Fiscal da Ademi-Niterói e CEO da Conviva Engenharia, Felipe Romano, defende mais incentivos para empreendimentos econômicos e de médio padrão no município. A construtora dele ainda não fez lançamentos na região pela dificuldade de fechar a conta, por causa do alto custo dos terrenos e da construção.

— Lançamos um projeto de médio padrão no Ingá, bairro próximo ao Centro, com estúdios e unidades de um quarto, a partir de R$ 415 mil. São 92 apartamentos e uma loja.

Construtora prioriza projetos econômicos

Além do Centro, o foco dos lançamentos são os bairros próximos àquela região

AMP Construtora também vem apostando forte em Niterói. Em setembro de 2022, lançou o Monumental Okara, seu primeiro empreendimento na cidade, localizado no bairro de São Lourenço, colado à região central. Cerca de 85% dos 498 apartamentos já foram vendidos.

No ano passado, em outubro, a construtora fincou bandeira no Centro da cidade com o Monumental 450. O empreendimento tem 70% das unidades enquadradas no Minha Casa, Minha Vida, e 30%, no SBPE. O projeto conta com estúdios (a partir de R$ 230 mil) e apartamentos de um quarto (a partir de R$ 320 mil) e de dois quartos com varanda gourmet (por R$ 550 mil).

— Pretendemos lançar outro empreendimento na região, onde temos dois terrenos, em 2025. Os lançamentos vão ser na mesma linha dos dois anteriores — destaca Raphael Vasconcelos, gerente-geral da construtora.

O diferencial do Monumental 450, segundo Vasconcelos, será o rooftop com restaurante e vista privilegiada para a Baía de Guanabara. No próximo mês, a empresa pretende fazer um novo lançamento na cidade, desta vez, no Fonseca, outro bairro colado ao Centro.


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