Associados ADEMI

Após 13 anos sem lançamentos, São Conrado receberá novo residencial de alto luxo
em Diário do Rio, 23/agosto

Após mais de uma década sem novos lançamentos, o bairro de São Conrado, na Zona Sul do Rio, está prestes a receber um novo empreendimento residencial de alto luxo. O Residencial Ibitá está sendo erguido na Estrada da Gávea, 722, ocupando um extenso terreno localizado ao lado do sopé da Floresta da Tijuca. O empreendimento promete marcar um retorno significativo ao mercado imobiliário ao bairro carioca, sendo o primeiro grande investimento imobiliário na área desde 2011. Desenvolvido pela Performance Empreendimentos Imobiliários, o prédio possui um Valor Geral de Vendas estimado em cerca de R$ 150 milhões. O empreendimento contará com 55 unidades habitacionais, incluindo gardens, apartamentos, coberturas duplex e lineares, com medidas que começam em 85 m² a 235 m².

Notícias

Decorados dão um toque de realidade ao futuro imóvel
em O Globo, 25/agosto

A Tegra Incorporadora seguiu esse caminho em seu novo residencial, o Gaea Home Resort, também na Barra da Tijuca, que terá seis edifícios de seis andares em um terreno de 25 mil metros quadrados. — As unidades têm sala e cozinha integradas, piso nivelado, varanda exclusiva e closet nas suítes master. Dos decorados, é possível ter visão de todo o terreno do Gaea — conta o gerente geral de Novos Negócios da Tegra no Rio de Janeiro, Felipe Shalders.

Com recorde de vendas, setor de imóveis relata escassez de mão de obra qualificada
em O Globo, 23/agosto

As vendas de imóveis novos cresceram 15,2% no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado, com 180.162 unidades vendidas. No acumulado dos últimos 12 meses (de julho de 2023 a junho de 2024) foram 353.949 novas unidades vendidas. Na linha de frente, as vagas de emprego na construção civil também aumentaram, e algumas construtoras já indicam problemas de contração de mão de obra. No primeiro semestre deste ano, o setor criou 180.779 novos postos de trabalho com carteira assinada, segundo dados do Ministério do Trabalho. A construção de prédios corresponde a mais de 40% deste número.

Mercado de ‘multifamily’ deve crescer 31% em um ano
em Valor Econômico, 25/agosto

Pesquisa inédita da consultoria imobiliária SiiLA aponta que o mercado de locação residencial para renda, conhecido como “multifamily”, deve crescer 31,5% em número de unidades até agosto de 2025. O setor já reúne 9,2 mil apartamentos no país, dos quais 30% entregues nos últimos 12 meses, e outras 2,9 mil unidades ficarão disponíveis dentro de um ano. Há ainda outras 2,6 mil unidades em projeto. O diferencial do multifamily para o mercado tradicional de locação de residências é que ele pertence a investidores institucionais, que compram prédios inteiros para alugar. Os aluguéis podem ir diretamente para a empresa que comprou o prédio, e que gere o empreendimento, ou para um fundo de investimento imobiliário (FII) especializado em renda urbana.

Filha de Vinicius de Moraes sonha em transformar casa histórica à venda na Gávea em centro cultural
em Diário do Rio, 23/agosto

Após a repercussão da venda da casa na Rua das Acácias, na Gávea, onde, supostamente, Vinicius de Moraes teria passado parte de sua vida, a filha mais nova do poeta manifestou seu desejo de transformar o imóvel em um centro cultural em homenagem à vida artística do cantor. Avaliada em quase R$ 4 milhões, a casa em estilo chalé, construída na década de 1930 e com um terreno de 300 m², está localizada em um dos bairros mais nobres da Zona Sul do Rio. No anúncio da venda, a casa é descrita como um imóvel de cinco quartos, com varanda, jardim frontal e um amplo terreno livre nos fundos, localizado próximo ao Shopping da Gávea.

Mercado imobiliário expande lançamentos em 7% e vendas em 17,9%
em A Gazeta, 23/agosto

O mercado imobiliário teve ampliação dos lançamentos e das vendas nos últimos meses, como mostra a pesquisa divulgada nesta semana pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O levantamento traz dados de comercialização de imóveis residenciais novos em 221 cidades, incluindo aí todas as capitais e regiões metropolitanas do País. No segundo trimestre de 2024, os lançamentos foram de 83.930 unidades, o que representou uma expansão de 7% em relação ao mesmo período de 2023. As vendas chegaram a 93.743 unidades, expansão de 17,9%.

Prazo menor para resgate das LCI é positivo, mas vencimento deveria voltar a três meses, diz Abecip
em Valor Econômico, 23/agosto

A Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) considerou positiva a decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) de reduzir o prazo de resgate das Letras de Crédito Imobiliário (LCI) de 12 meses para nove meses. No entanto, segundo a entidade, o ideal seria o prazo vigente até janeiro, de três meses, “para maximizar o potencial de captação em LCIs”. Em nota, a Abecip aponta que o vencimento mais curto, como era antes, pode ajudar na captação a custos mais adequados aos tomadores de crédito imobiliário e “fazer frente às demandas crescentes desse mercado que está em franca expansão”.

Municípios da Baixada são focos de novos projetos
em Extra, 25/agosto

Com uma população de quase quatro milhões de habitantes, a Baixada Fluminense tem sido foco de muitas construtoras para novos empreendimentos econômicos. Os projetos enquadrados no Minha Casa, Minha Vida (MCMV) caem como uma luva para o público das cidades que compõem a região — algumas delas chamam mais atenção e vêm recebendo um número maior de projetos, como Nova Iguaçu e Duque de Caxias, mas Nilópolis e Belford Roxo também começam a ganhar espaço.