Associados ADEMI

Gafisa foca no luxo e busca parcerias em novos projetos
em UOL Economia, 23/maio

Prestes a completar 70 anos em junho, a Gafisa pretende se consolidar no mercado imobiliário nacional como uma incorporadora voltada para venda de imóveis de alto padrão e analisa lançamentos no médio prazo fora do eixo Rio de Janeiro-São Paulo, disse em entrevista à Reuters o vice presidente de negócios da empresa, Luis Fernando Ortiz. Além dos lançamentos avaliados fora das duas maiores cidades do país, a Gafisa pretende elevar ainda mais o valor médio dos imóveis que comercializa, que hoje é de 4 milhões de reais, disse o executivo.

Notícias

Lei 13.097: comprar imóvel ficou mais seguro?
em Valor Econômico, 23/maio

No âmbito do mercado imobiliário, um exemplo marcante desse fenômeno de que ‘a lei não pegou' é o princípio da concentração dos atos na matrícula do imóvel, estabelecido expressamente pela Lei Federal nº 13.097/2015 em seu artigo 54. Em essência, esse princípio determina que todos os direitos reais sobre um determinado imóvel devem ser registrados na matrícula desse imóvel no registro competente. Ou seja, em virtude desse princípio, todos os fatos e atos relevantes referente a um determinado imóvel deveriam constar na sua matrícula, principalmente informações relevantes sobre a sua propriedade e ônus.

Caixa teme falta de recursos para atender crescimento do crédito imobiliário em 2025
em Estadão, 22/maio

Após mais um trimestre de crescimento forte da carteira de crédito imobiliário, que chegou a R$ 754 bilhões, a Caixa Econômica Federal fez um alerta para a necessidade de conquistar mais fontes de recursos para a linha, que enfrenta um dilema com o encolhimento da poupança e a maior participação de captações de mercado, mais caras. “Os recursos estão no limite da capacidade de financiamento da habitação”, disse o presidente da Caixa, Carlos Vieira, em coletiva de imprensa para comentar os resultados do banco, na semana passada. O executivo disse que é preciso criar mecanismos que reduzam o custo de capital para a linha, que tem forte efeito multiplicador na economia. “Em 2024, a questão da habitação está resolvida. Em 2025, não sabemos”, disse ele.

Construtoras seguem com tendências positivas, diz JP Morgan
em Poder 360, 22/maio

Tom positivo com demanda saudável no 2º trimestre. É desta forma que o JP Morgan enxergou as perspectivas para o setor de construção brasileiro, tanto para players voltados à baixa renda quanto companhias direcionadas para média e alta, conforme indicou em relatório divulgado a clientes e ao mercado nesta 4ª feira (22.mai.2024) depois de evento realizado com a administração de diversas companhias. O JP Morgan possui recomendação overweight, ou acima da média, equivalente à compra, para as ações da Cyrela, Cury Construtora e Incorporadora, Tenda e Direcional. Para MRV e Eztec, a indicação é neutra.

Judiciário regulariza imóveis pelo país
em Jornal da Band, 22/maio

Confira na íntegra, em vídeo, matéria do Jornal da Band sobre o programa de regularização nacional de imóveis, conduzido pelo Poder Judiciário.

A revolução da IA no mercado de imóveis
em Startupi, 22/maio

A integração da Inteligência Artificial (IA) no mercado imobiliário está revolucionando a forma como os negócios são conduzidos, oferecendo soluções inovadoras e abrindo novas oportunidades para corretores e clientes. Em pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) em 2023, 19% das empresas do setor de imóveis já utilizaram alguma ferramenta de IA e 83% consideram seu impacto positivo.