Aposta em bem-estar cresce no alto padrão

em Valor Econômico, 30/agosto

O ‘wellness’ aplicado ao imobiliário movimentou USomico$ 438,32 bilhões no mundo em 2023. No Brasil, o foco são espaços de relaxamento e academias supermodernas.

Gastos com empreendimentos imobiliários que incorporam elementos de bem-estar em seus projetos alcançaram a cifra de US$ 438,2 bilhões em 2023, crescendo a uma taxa anual média constante de 18,1% há cinco anos. A informação consta do relatório “Wellness real estate — Market growth and future developments”, publicado neste ano pela Global Wellness Institute (GWI), organização líder em pesquisas do setor.

O estudo revela que o bem-estar aplicado ao setor de imóveis é a tendência que mais cresce em todo o mundo e já representa 2,9% da performance da construção civil global. Estados Unidos, China, Reino Unido, Austrália e França responderam pelos cinco maiores investimentos no ano passado.

No Brasil, esse apelo começa a ser atendido pelas incorporadoras, sobretudo no segmento de alto padrão. O foco são projetos cada vez mais sofisticados, com academias profissionais equipadas com aparelhos de última geração, infraestrutura de spa completa e “amenities” para tornar o cotidiano dos moradores mais saudável.

Referência nesse tema no mercado nacional, a AG7, de Curitiba (PR), tem dois empreendimentos desenvolvidos com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida. O AGE360, projeto da Tryptique com paisagismo de Renata Tilli, é certificado com o selo Fitwel, que o classifica como um dos mais saudáveis do mundo.
Na torre de 70 metros de altura, existe um pavimento dedicado ao “wellness”, com spa, sauna, piscina e jardins. Nos ambientes internos, a iluminação e o isolamento termoacústico foram pensados para colaborar com o ciclo circadiano do corpo, ajudando a controlar o nível de estresse — tudo feito sob supervisão da consagrada marca Lapinha Spa. A entrega está prevista para o fim de setembro e restam apenas três unidades à venda das 34 do empreendimento.

No Pace, assinado pelo escritório Architects OfficeSP e Cardim Arquitetura Paisagística, a área destinada a essa finalidade tem mais de 2,7 mil metros quadrados, com ambientes concebidos por especialistas: Roy Siqueira, consultor esportivo, contribuiu com os ambientes de atividade física e “recovery”, e Rafaella Panzini, arquiteta especializada em bem-estar, criou um circuito de spa com mais de 13 tratamentos.

Lançado em outubro de 2023, o empreendimento está com a metade das unidades residenciais já vendida a preços que beiram R$ 30 mil o metro quadrado — valor acima dos padrões do mercado local.

“A inclusão de um pacote de bem-estar muda a percepção de preço por parte do comprador, que se mostra disposto a pagar mais pelo apartamento”, afirma Alfredo Gulin Neto, CEO da AG7.
Segundo o executivo, as pessoas têm procurado cuidar mais da saúde, e essa mudança de comportamento vem levando as empresas do setor a adotar o “wellness” — assim como serviços de hotelaria para a moradia que oferecem comodidades cinco estrelas — para fidelizar o cliente.

“Ao sair do contexto ‘tijolo’ e investir em experiências de bem-estar e serviços, o aumento real no preço do imóvel e o valor agregado ao longo do tempo são grandes. Para um cliente de alta renda, esse pode ser um diferencial que despertará nele o desejo de trocar de casa”, analisa Gulin Neto.

Em São Paulo, a incorporadora Trisul colocou a academia do prédio Valen Capote Valente, em Pinheiros, no 29º andar. O projeto é da Perkins&Will com interiores da Basiches Arquitetos e compreende uma torre única de 28 andares, piscina, solarium, bar e lounge externo. A área destinada a treinos foi concebida com a consultoria de Flávio Settanni.

“A busca por espaços de lazer e atividades físicas nos empreendimentos residenciais começou a ganhar destaque. Os moradores têm valorizado cada vez mais a qualidade de vida com comodidade e bem-estar”, diz Penélope Bernardo, superintendente de Desenvolvimento de Produto da Trisul.
Para a executiva, o ambiente é o mais requisitado na lista de desejos atuais dos clientes. “O conceito de ‘wellness’ é um atributo-chave quando o assunto são as áreas comuns dos empreendimentos, principalmente, no alto padrão. A Trisul entende que uma academia com excelente estrutura agrega muito valor ao produto”, analisa.

Diferencial competitivo

Reflexo desse movimento, a indústria de equipamentos para academias também tem registrado crescimento no país. Um dos players mais relevantes no atendimento ao segmento imobiliário é a marca italiana Technogym. A divisão de Hotelaria & Real Estate é a segunda com maior crescimento nas operações da companhia no Brasil: 1.333% desde 2019.

“Hoje, essa divisão representa mais de 30% do negócio no Brasil, especialmente com o aumento da demanda por empreendimentos que incluem academias e espaços de ‘wellness’ como um diferencial competitivo”, explica Ricardo Rocha, CEO da Technogym Brasil.

Entre os aparelhos mais vendidos estão as máquinas multifuncionais e de musculação, esteiras e bicicletas. Neste ano, a marca lançou o Technogym CheckUp: uma solução avançada que permite avaliação completa do estado de bem-estar de um indivíduo, considerando seis pilares essenciais: composição corporal, força, sistema cardiovascular, equilíbrio, alongamento e cognição.

“A população hoje está mais consciente da importância de um estilo de vida saudável e com qualidade. Para nós, é um cenário extremamente positivo, pois estamos bem posicionados para atender a essa demanda”, conclui Rocha.


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