Lançamentos no Rio disputam o título de campeão de vendas
em O Globo, 12/maio
Localização, plantas descoladas e preço compatível com os diferenciais do projeto são ingredientes da receita de sucesso.
Com o mercado imobiliário aquecido no Rio de Janeiro em decorrência da progressiva queda nas taxas de juros e da estabilidade econômica, as incorporadoras começam a observar um novo nicho entre os residenciais: os campeões de vendas. São prédios que, poucas horas depois de lançados, têm mais de 90% das unidades vendidas. Cada vez mais, portanto, a agilidade na hora de decidir pela compra é sinônimo de realizar o sonho de ser dono ‘daquele’ apartamento.
Há alguns anos, no lançamento do Jardim Botafogo, em frente ao Shopping RioSul, parceria do Opportunity Imobiliário com a Performance Empreendimentos Imobiliários, a fila no estande começou a ser formada 48 horas antes. O empreendimento é considerado um case de sucesso no mercado, porque, embora Botafogo seja um dos bairros com mais lançamentos na cidade, havia anos que a região não recebia um condomínio com área de lazer tão extensa: mais de oito mil metros quadrados.
A Performance acaba de emplacar outro campeão de vendas: o Nook, em Copacabana, que teve 43 das 47 unidades vendidas em menos de 24 horas. O VGV do residencial é estimado em R$ 56 milhões.
Não é para menos: o bairro é um dos destinos mais procurados pelos turistas no Rio de Janeiro, e a incorporadora mirou justamente em visitantes e investidores. Lançamentos em Copacabana são raridade, e isso facilitou muito as vendas do Nook, que tem de estúdios a coberturas.
— Copacabana é um dos bairros mais populares entre os turistas nacionais e estrangeiros. A busca por hospedagem na área é crescente, e o êxito era inevitável. Alguns investidores adquiriram mais de uma unidade no Nook — conta a diretora Comercial da Performance, Carolina Lindner.
O Taman, na Rua Almirante Tamandaré, no Flamengo, também está na lista de projetos que tiveram as unidades esgotadas rapidamente. Lançamento da Piimo Empreendimentos Imobiliários em parceria com a Newview e a Bid, o residencial teve 95 dos cem apartamentos vendidos em dois dias.
O que justifica essa procura? Na avaliação do CEO da Piimo, Marcos Saceanu, um condomínio torna-se campeão de vendas quando soma uma série de qualidades: localização privilegiada, bairros com poucos lançamentos, projetos com tipologias diferentes para atender públicos distintos e preços que casem com a expectativa dos consumidores. É exatamente o que ostenta o Taman, o quinto empreendimento da construtora no Flamengo, que tem unidades de dois, três e quatro quartos.
— Acreditamos desde o começo que o Taman era candidato a se tornar um campeão de vendas, porque fica na cara do Aterro e em um terreno de 2,5 mil metros quadrados, o que permitiu o projeto de apartamentos afastados dos demais prédios. Tinha tudo para ser um sucesso — diz Saceanu.
Na Barra da Tijuca, a Patrimar festeja os resultados do Icon, seu terceiro lançamento na região do campo de golfe olímpico, depois do Ocean, em 2021, e do Atlântico, em 2022. O empreendimento teve 90% das 278 unidades de dois e três quartos vendidas em menos de 48 horas depois do lançamento.
—Na prática, vendemos R$ 435 milhões em um fim de semana. Foi uma loucura! Pelos resultados anteriores, nossa expectativa era que o Icon fosse bem, mas não da maneira como aconteceu — comemora o diretor Comercial e de Marketing do Grupo Patrimar, Lucas Couto.
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