Terreno do Colégio Padre Antônio Vieira será residencial; casarão histórico vai funcionar como espaço de uso comum

em Diário do Rio, 27/abril

Casarão onde funcionou por mais de 80 anos o Colégio Padre Antônio Vieira está sendo preservado. Localizado no meio do terreno, bem tombado será mantido e fará parte do residencial.

O terreno do Humaitá de 2.648,8 m² que abrigou o Colégio Padre Antônio Vieira, na Zona Sul do Rio, desde 1940, vai receber um empreendimento imobiliário residencial. Denominado H.U.M, fazendo referência ao bairro e também às iniciais das palavras Histórico, Único e Moderno, o residencial terá 92 unidades de apartamentos de 2 e 3 quartos com suíte & Gardens, de 73 a 129m² e uma linda casa tombada, que está sendo restaurada para funcionar como espaço de uso comum do empreendimento. O VGV é de R$ 130 milhões. A bonita edificação amarela e branca foi tombada pouco antes da venda do terreno – que pertencia à família dona da escola – à construtora.

O escritório dos arquitetos Celso Rayol e Fernando Costa, Cité Arquitetura, assina o projeto. Segundo Celso, que é pai de ex-aluno da escola, toda a atmosfera do colégio será reproduzida no novo empreendimento, trazendo referências que passam pela coloração da casa até o vermelho e azul das tradicionais competições que aconteciam por lá.

“A escola é parte da nossa história e, por isso, buscamos trazer para essa nova fase do lugar o carinho e o afeto dessas memórias. Encontramos nossa inspiração nas sutilezas, como as cores do time da escola ou o mosaico do piso de pastilhas do casarão. São desses pequenos detalhes que vivem nossas lembranças e os lugares que habitamos”, destaca o arquiteto.

O residencial contará com pista de cooper, passeador de cães, brinquedoteca com área externa, academia com rooftop descoberto, espaço delivery, piscina com deck molhado, espaço gourmet integrado ao salão de festas e lounge externo, coworking, churrasqueira, bosque e espaço resenha. Bicicletas elétricas também serão entregues pela TAO ao condomínio.


Ver online: Diário do Rio