Venda de imóvel usado em SP dispara em 2024; veja ranking de bairros e entenda motivos
em Estadão, 13/abril
As vendas de imóveis usados em São Paulo tiveram crescimento expressivo no primeiro bimestre deste ano comparado a 2023. Levantamento feito pela plataforma de comercialização de imóveis Loft, com dados do IPTU da cidade, mostram que Vila Mariana, Itaquera e Jardim São Paulo lideraram o ranking de vendas na capital, com alta de 78%, 51% e 47%, respectivamente. O trabalho, feito com exclusividade para o Estadão, mostra ainda que, em termos absolutos de vendas, a liderança ficou com Vila Andrade (245), Bela Vista (205) e Tatuapé (201). Empresas como Cyrela, Plano&Plano, MRV, Cury e Tenda têm projetos de novos apartamentos nos bairros.
O peso da localização nos endereços mais cobiçados do Rio
em O Globo, 12/abril
CEP 22.441-000. Esse número é quase cabalístico no mercado imobiliário. Afinal de contas, representa o código de endereçamento postal dos sonhos: a Avenida Delfim Moreira, no Leblon, que disputa com a vizinha Vieira Souto, em Ipanema, o título de lugar mais cobiçado da cidade para se viver. O problema é encontrar por lá um imóvel disponível: apesar dos preços na casa de muitos milhões, as oportunidades são raríssimas. Um caso emblemático é o Tom, no Leblon. O mercado veio abaixo em 2021, quando a Gafisa anunciou o lançamento do residencial no então último terreno disponível na Delfim Moreira. Foram meses de negociação para comprar as duas casas brancas geminadas, erguidas nos anos 1930.
Mais um espigão I: Construtora compra imóvel de banco em Icaraí
em O Globo, 14/abril
A Soter vai construir no local do Itaú, na rua Capitão Zeferino com Gavião Peixoto, em Icaraí, um loft com garagem. Depois da obra pronta, o banco deve voltar ao espaço.
Sem aperto? Construtora aposta em apartamentos tecnológicos de 45m² em SP
em UOL, 14/abril
Ainda que os estúdios e micro apartamentos tenham sido uma febre em São Paulo, a construtora Patriani aposta em apartamentos maiores na sua chegada à cidade. "Fazer um lar é muito mais difícil do que fazer prédio", diz Valter Patriani, fundador da construtora, que investe em apartamentos de pelo menos 48 m2 na capital. Segundo ele, nesse espaço cabem "um quarto legal, uma boa sala, varanda e um bom banheiro com janela". Para o executivo, desde a pandemia, ficou mais importante morar em um apartamento mais amplo e confortável, onde é possível inclusive fazer home office.
Fábrica automatizada faz 4.000 apartamentos por ano
em Folha de São Paulo, 12/abril
A primeira fábrica automatizada de prédios do Brasil entra em operação em Cascavel, no Paraná, para a construção de um bairro integrado com 36 edifícios. Com um complexo industrial ocupando uma área de 180 mil m², cerca de 2.400 apartamentos poderão ser produzidos a cada seis meses. A produção segue a mesma ideia da linha de montagem de veículos pela indústria automotiva. Estruturas de concreto pré-moldadas de paredes, lajes e pisos saem prontas da fábrica, inclusive com a parte hidráulica e elétrica embutida. No canteiro de obras, as peças são conectadas sobre a fundação já finalizada.
Robô que poderá transformar a construção civil vira ameaça para pedreiros
em Terra Brasil Notícias, 14/abril
Essa inovação tecnológica está revolucionando a construção civil através da automação dos processos construtivos, incorporando robôs, veículos de navegação autônoma e tecnologias de impressão 3D. Novos sistemas avançados são capazes de operar com pouca ou nenhuma supervisão humana, aumentando a produtividade, melhorando a qualidade e reforçando a segurança nos canteiros de obras. Um exemplo notável dessa tecnologia é o robô Hadrian X, desenvolvido pela empresa australiana FBR. Criado pela FBR, uma empresa australiana pioneira em tecnologia de construção, o Hadrian X é um robô autônomo que marca um avanço significativo na automação da construção. Equipado com inteligência artificial e tecnologia de visão computacional, este robô é especializado em assentar tijolos e blocos com extrema precisão. Confira mais detalhes na íntegra!