Luxo dentro e fora de casa

em Valor Econômico, 15/agosto

Incorporadoras investem em parcerias com grifes de decoração para oferecer projetos com áreas comuns tão sofisticadas quanto os apartamentos dos clientes.

Quem adquire um imóvel novo de alto padrão não quer que apenas sua unidade seja impecavelmente decorada — as áreas comuns também devem seguir o mesmo padrão. Para atender a essa demanda, incorporadoras estão investindo em parcerias com marcas de mobiliário de luxo a fim de alinhar o nível de sofisticação dentro e fora dos apartamentos.

O dueto mais recente reúne a incorporadora Lavvi e a grife portuguesa de móveis exclusivos Boca do Lobo, para o lançamento, no final deste mês, do empreendimento Petra by Boca do Lobo, na Zona Sul da capital paulista: uma torre residencial com apartamentos de três e quatro suítes, metro quadrado na faixa de R$ 16 mil e VGV de R$ 450 milhões. Os espaços condominiais serão decorados pela marca criada em Portugal e que pertence à holding Covet House.

“O mobiliário é todo artesanal, com peças únicas que serão usadas nas áreas comuns: sofás, mesas, cadeiras e estantes”, afirma André Alvo, diretor de Incorporação da Lavvi, que investiu quase R$ 2 milhões na decoração desses espaços. Segundo ele, os futuros compradores dos apartamentos também poderão adquirir móveis da marca direto da fábrica, em condições especiais devido à parceria.

“Nós já colaboramos com grifes de luxo antes, e o resultado foi sempre muito bom”, lembra Alvo, referindo-se aos empreendimentos feitos com as “maisons” Ellie Saab e Versace Home. “Essas parcerias atendem ao desejo do cliente de alta renda por espaços mais sofisticados no prédio onde ele vai morar, além de agregar muito valor ao produto na hora da venda”, diz. No caso do Petra, a expectativa de valorização das unidades é de 15% em relação a produtos similares na mesma região.

Outro empreendimento nesse modelo de negócio é o Helbor Jardins por Artefacto. O condomínio com duas torres e 21 apartamentos oferece aos futuros moradores vouchers de R$ 200 mil para gastar nas lojas da marca.

A Artefacto já assina o mobiliário de prédios inteiros há bastante tempo em Miami, na Flórida, Estados Unidos. O projeto mais recente no balneário americano é o Origin Residences: um residencial-butique nas Ilhas Bay Harbor, que está com 70% das 27 unidades já comercializadas.

No Brasil, além do projeto com o Helbor, a marca de móveis do empresário Paulo Bacchi veste os empreendimentos Artefacto Towers by CK, em Itajaí, Santa Catarina, e o Glória Residencial, retrofit icônico do antigo hotel de mesmo nome no Rio de Janeiro.

Pronto para morar

Em Goiânia, a O.M. Incorporadora foi além das áreas comuns e decidiu oferecer apartamentos 100% mobiliados em parceria com a Ornare, marca de móveis de luxo sob medida. O empreendimento Autoria by Ornare fica no Setor Marista, um dos endereços mais nobres da capital de Goiás, e contará com 142 apartamentos com plantas de 49 a 88 metros quadrados.

“Cerca de metade deles será entregue com móveis da marca na cozinha, no banheiro e no closet, além de bancadas, painéis de “home theater” e cabeceira da cama. Nas outras unidades, ficará a critério do comprador adquirir ou não o pacote da Ornare”, explica André Tomé, CEO da incorporadora.

Segundo o executivo, a vantagem para os clientes é a possibilidade de contar com o imó- vel pronto mais rapidamente para morar ou alugar, decorado com itens de qualidade superior e pagamento diluído nas parcelas do financiamento.

“Entregamos uma solução mais completa, com marcenaria assinada e eletrodomésticos. Para usar o apartamento tão logo receba as chaves, o futuro morador ou o investidor só precisa comprar a cama”, diz Tomé.

A Ornare festeja a parceria. “Já fornecemos para cerca de dez projetos imobiliários, de ‘rental buildings’ a hotéis, que representam 10% do nosso volume de produção. Mas é a primeira vez que assinamos em conjunto a decoração de um prédio inteiro”, informa Pitter Schattan, diretor Comercial da Ornare.

Segundo ele, a empresa escolheu fazer essa estreia em Goiânia devido à confiabilidade do parceiro local. “É um mercado em que já atuamos há mais de uma década. A cidade tem uma economia pujante, impulsionada pelo agronegócio brasileiro”, complementa.


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