Ambientes imersivos substituem os velhos decorados
em Extra, 1º/setembro
As inovações tecnológicas proporcionam aos interessados na compra de um imóvel ‘conhecer’ o empreendimento antes da conclusão da obra.
Para atrair compradores e acelerar as vendas, as construtoras esbanjam recursos e criatividade na montagem dos estandes. Além dos tradicionais apartamentos decorados, dos quais muitas não abrem mão, as inovações digitais vêm dando o tom às novidades apresentadas a quem busca um imóvel. Por meio dessas ferramentas, o cliente pode “entrar” no apartamento antes mesmo de ele ser construído, facilitando a visualização do futuro empreendimento e de seu entorno e a compreensão dos espaços internos.
A MRV investe em estandes de vendas com ambientes imersivos e tecnológicos, com o uso de óculos 3D, que proporcionam uma experiência interativa e muito próxima à realidade do futuro apartamento, afirma Leonardo Tocci, diretor Comercial e de Crédito da MRV.
O cliente ainda tem a opção de visualizar o imó- vel mobiliado ou sem móveis, além de personalizar os itens de decoração de acordo com seu perfil. Outro diferencial dessa tecnologia, segundo Tocci, é que o cliente pode fazer algumas ações interativas, como abrir uma torneira, acender o fogão e olhar a vista da janela. Os óculos de realidade virtual estão presentes em todos os estandes de lançamentos da construtora no Rio de Janeiro.
— As inovações estão alinhadas ao padrão dos empreendimentos, que oferecem qualidade e modernidade a preços acessíveis. No segmento econômico, a MRV foca em soluções de funcionalidade e boa relação custo/benefício; nos projetos de médio padrão, o design dos estandes reflete um perfil mais exigente e conectado — pontua Leonardo Tocci.
Além dos óculos de realidade virtual, a construtora tem uma mesa interativa, que permite ao cliente visualizar detalhes do empreendimento, como plantas dos imóveis e fotos das áreas de lazer, com apenas um clique. Para o diretor, as inovações aumentam a confiança dos clientes no momento da compra.
— Os óculos 3D proporcionam interatividade e envolvem emocionalmente o cliente. Como a maioria das unidades dos nossos empreendimentos é vendida na planta, esse recurso permite às pessoas visualizar como ficará o apartamento. A MRV também está explorando outras tecnologias, como salas de vídeo imersivas, mas sem abrir mão de mostrar alguns empreendimentos em fase final de acabamento — afirma ele.
A MR2 aposta na experiência sensorial para atrair clientes a seus estandes. Os espaços contam com um aroma especial alinhado com as características do empreendimento que está sendo lançado. No estande do Mode, na Freguesia, o aroma era amadeirado, casado com a proposta do empreendimento.
No momento da escritura, os clientes foram presenteados com um vidrinho da mesma essência do perfume usado no imó- vel que estavam adquirindo. A construtora não abre mão também de oferecer um tour guiado com óculos de realidade virtual nos estandes que não contam com um decorado físico.
— Até o cuidado e o conforto para os pets dos visitantes são levados em conta na montagem do estande. Destinamos um espaço para descanso e água geladinha para os animais de estimação — ressalta Carlos Palhares, gerente Comercial da MR2.
Na Direcional Engenharia, as novidades dos estandes de vendas vão dos óculos de realidade virtual a maquetes que permitem ao cliente visualizar o futuro empreendimento e o entorno por meio de tecnologia touch e totens interativos, que trazem diversas informações sobre o projeto, como as características das áreas comuns e de lazer.
— Os totens virtuais replicam o que está no book dos empreendimentos. No estande do Residencial Laranjeiras, em Campo Grande, reunimos as três tecnologias pela primeira vez, que são os óculos, a maquete virtual e o totem interativo — conta Felipe Macedo, gerente Comercial da Direcional.
Tecnologia reduz a exigência de estandes
O comprador não precisa ir ao local de venda para obter informações do imóvel
A Tenda tem apostado em ferramentas tecnológicas para reduzir a dependência de estandes a cada lançamento. O gerente executivo de Marketing da construtora, Alejandro Abiusi, diz que, atualmente, mais de 80% dos negócios são fechados por meio dos canais digitais.
A ideia é que o cliente, antes de decidir pelo empreendimento em que quer comprar um apartamento, tenha como obter a maior quantidade de informações possível através do celular. O uso de filmes com imagens aéreas captadas por drones e realidade aumentada para ilustrar como o futuro condomínio se integrará ao bairro, além de outros conteúdos digitais de fácil acesso, tem sido cada vez mais usado como argumento de vendas pelas construtoras.
— Temos investido para entregar cada vez mais ferramentas digitais ao corretor, para que ele possa dar o suporte que o cliente busca. Por outro lado, o comprador não quer depender da visita a um ponto de vendas para obter informações sobre o imóvel que quer comprar — afirma Abiusi.
A Avanço Realizações Imobiliárias colocou no estande de lançamento do Horizon Pedra Branca, em Vargem Pequena, uma alameda sensorial instalada em um corredor por onde o cliente passa antes de ingressar no decorado. Nesse ambiente, ele consegue ver projeções da região onde o empreendimento está localizado e ouvir o barulho de cachoeira e de ondas se quebrando no mar.
— Foi a forma que encontramos de passar a mensagem do projeto, que recebe o melhor do mar e das montanhas da região — diz Fernando Nabuco, gerente de Marketing da Avanço.
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