Decorados intensificam o desejo de comprar o imóvel
em Extra - Morar Bem, 15/setembro
Muitos clientes querem seus futuros apartamentos com decoração idêntica e fazem negócio de porteira fechada: compram a unidade com tudo dentro.
Muitos compradores se apaixonam pelos imóveis quando visitam um decorado e sonham com seu futuro lar exatamente daquele jeito. E há empresas que fazem a venda de “porteira fechada”, entregando o apartamento de forma idêntica à apresentada nos estandes ou no próprio empreendimento, para onde o decorado é levado em determinado momento da obra para encantar clientes e ajudar nas vendas.
A Living e a Vivaz montam os decorados nos estandes de vendas no próprio terreno onde o empreendimento será erguido. Com o início das obras, eles são desmontados e, depois, refeitos na própria obra se ainda houver unidades à venda. O apartamento decorado só é vendido depois que todas as unidades já tiverem dono.
— O decorado é um chamariz para as vendas. A escolha do imóvel que vai receber a decoração é baseada em vários critérios, como tipologia e vista. A estratégia é deixar o decorado exposto por mais tempo e não só no período de lançamento — afirma a arquiteta Thays Góes, gerente de Produto da Living e da Vivaz.
O preço de venda do imóvel com mobília, eletrodomésticos e itens de decoração fica mais em conta, segundo a arquiteta, que participa da montagem da unidade. Não por acaso, a procura também é grande.
— É a unidade mais disputada. O cliente recebe os móveis e os eletrodomésticos de linha branca no estado, sem garantia, mas nunca houve reclamações — acrescenta.
A Avanço Realizações Imobiliárias faz algo bem parecido. Os decorados dos estandes são levados depois para os empreendimentos para ajudar a vender o estoque eventual. Para Tiago Sampaio, gerente Comercial da construtora, a unidade ajuda a materializar para o cliente a dinâmica do apartamento, o aproveitamento inteligente dos ambientes e o tamanho do imóvel.
—Novos projetos sempre têm a unidade decorada nessas duas etapas: no lançamento e depois no próprio empreendimento — diz Sampaio. O decorado de dois quartos do Now Plus Méier, por exemplo, está à venda por R$ 549 mil, e a mesma unidade sem decoração custa R$ 489 mil.
A unidade é montada no prédio quando a obra chega à etapa de conclusão de fachada e andares, e a construtora escolhe um apartamento para sediar o decorado. Ao visitar o empreendimento, o cliente não fica circulando pela obra, vai direto para o imó- vel, que também está disponível para venda, mas com uma condição: só é entregue ao futuro morador em até 180 dias após o fechamento do negócio.
— Em geral, entregamos antes, mas damos esse prazo por garantia. O decorado estimula a venda de outros apartamentos. No ato da compra, a empresa faz um dossiê para registrar tudo que está contido na unidade, e o comprador vai recebê-la exatamente da mesma forma. Se na entrega estiver faltando algo, ela faz a reposição — explica Sampaio.
A The INC vai montar o decorado para o lançamento da segunda fase do Porto Mangará, em Mangaratiba, com 120 apartamentos. O empreendimento, que tem até praia dentro do terreno, ofereceu lotes para a construção de casas na primeira etapa. Agora, a empresa vai oferecer a opção de o cliente adquirir a unidade decorada, em um contrato à parte do processo de compra e venda.
Thiago Soares, diretor de Operações da empresa, explica que serão apresentadas aos compradores algumas opções de kits com tudo que está exposto no decorado, desde móveis e itens de linha branca até peças de decoração (espelhos e quadros) e enxoval.
—As únicas coisas excluídas são livros e enfeites de mesa, por exemplo — informa, acrescentando que o valor dos kits ainda está sendo definido, mas deve ficar em torno de R$ 40 mil. O pagamento pode ser parcelado junto com o financiamento do imóvel.
Empresa faz parceria com marca de móveis
As promoções são temporárias e presenteiam clientes com mobiliário de cozinha
Os clientes da MP Construtora podem comprar o mobiliário exposto no decorado por meio da parceria que a empresa tem com a fabricante de móveis planejados Italínea. O gerente de Marketing da MP, Gesiel Dias, diz que são oferecidos três tipos de mobiliário: básico, intermediário e avançado. A empresa também costuma fazer promoções nos períodos de lançamento e entrega das unidades prontas já com armários de cozinha para os clientes.
— Em geral, os clientes adoram o decorado e querem ter sua unidade igual. No estande mesmo, eles podem entrar em contato com a marca parceira e adquirir os móveis. Assim que as chaves são entregues, a empresa tira as medidas para produzir os armários. O cliente pode escolher entre contratar o mobiliário apenas para um cômodo ou para o apartamento todo — explica Dias.
A Calçada também oferece um valor fixo para a venda de seus decorados, garantindo que, após a conclusão da obra, a decoração seja replicada no apartamento adquirido, diz Bruno Oliveira, diretor Comercial e de Incorporação da construtora.
— A decisão de replicar os móveis e os itens de decoração gera conveniência para o cliente, que não precisa se preocupar mais com seu futuro apartamento. Tudo é previamente decidido e incluído na negociação — informa o diretor da Calçada.
Ver online: Extra - Morar Bem