Estúdios no Centro atraem pequenos investidores

em Extra - Morar Bem, 8/setembro

De olho na boa localização dos empreendimentos e na rentabilidade do aluguel, eles compram a maior parte das unidades colocadas à venda.

O Centro e a região portuária têm recebido lançamentos residenciais que prometem povoar essas áreas, com novos moradores chegando de todas as partes da cidade. Mas esses empreendimentos também chamam a atenção de outro tipo de cliente: os pequenos investidores. O foco deles é a rentabilidade dos aluguéis de longo prazo e de temporada, apostando na boa localização dos projetos, na mobilidade e na infraestrutura de comércio e serviços.

O Sal, lançado pela CTV Construtora em julho, foi um chamariz para os investidores, que representaram 90% dos compradores das unidades colocadas à venda. Os estúdios de 22 metros quadrados, que custavam R$ 189 mil na época do lançamento, foram vendidos mais rapidamente na comparação com unidades de outras tipologias, como apartamentos de quarto e sala com 35 metros quadrados. Hoje, mais de 80% das 192 unidades já têm dono.

— Apartamentos com metragem menor costumam atrair os pequenos investidores, que, muitas vezes, estão fazendo seu primeiro investimento em imóvel para alugar. As unidades maiores atraem mais as pessoas que pretendem morar com suas famílias — afirma Fábio Jandre, gerente Comercial do Grupo CTV.

A entrega do empreendimento está prevista para fevereiro de 2026. O Sal é retrofit de um edifício situado na Rua Sacadura Cabral, que tinha ocupação corporativa. Ao todo, são 163 estúdios, 23 apartamentos de sala e quarto e seis lojas. O projeto chamou a atenção de investidores, segundo Jandre, pelo preço e pela localização privilegiada, com oferta de transporte, pontos turísticos e próxima ao centro financeiro do Rio.

— Três clientes compraram mais de uma unidade para investir. A maior parte das vendas com essa finalidade foi feita para pequenos investidores, com idades entre 30 e 60 anos.

O empreendimento foi pensado para atender às necessidades desse público e inclui coworking, espaço de bem-estar para receber cabeleireiro e manicure, por exemplo, e home boxes, para guardar itens de valor quando o imóvel for alugado. As portas contam com fechadura eletrônica para facilitar o check-in e o checkout de inquilinos temporários.

A W3 Engenharia acabou de entregar o primeiro empreendimento do Reviver Centro, o Cores do Rio, na Rua Irineu Marinho. Segundo Flávio Wrobel, diretor da empresa, a localização também foi um atrativo para os investidores, que representam 40% dos compradores, assim como as facilidades oferecidas pelo programa da Prefeitura do Rio para fomentar a região, como isenção de ITBI e de IPTU por três anos. O empreendimento tem 120 unidades e apenas dez ainda estão disponíveis para venda.

— O baixo valor da taxa condominial do Cores do Rio favorece os investidores, que conseguem rentabilizar melhor com o aluguel. O projeto foi pensado para trazer o que é realmente fundamental para o dia a dia do morador e tem itens que ajudam a economizar, como academia no condomínio.

A Construtora Mauad vai lançar lofts no antigo prédio que foi ocupado pelo jornal Tribuna da Imprensa, na Lapa. São 12 lofts com áreas de 40 a 60 metros quadrados. Boa parte do prédio está reformada, incluindo fachada e telhados. A empresa trabalha para lançar algo no estilo Soho, bairro famoso de Nova York, o que deverá atrair muitos investidores, acredita Gabriel Mauad, sócio da construtora.

— Queremos oferecer uma arquitetura com conceitos industriais e preservar o estilo do edifício. O empreendimento tem como ponto forte estar próximo ao centro comercial e também à Lapa, com sua vida noturna agitada e movimentação de turistas. Estamos estudando se ficaremos com os lofts ou se os venderemos para um único investidor — antecipa Mauad.

Os cariocas também investem na região

Muitos financiam o imóvel e pagam as parcelas com o valor mensal do aluguel

O Bueno Studios Lifestyle, parceria da Calçada Empreendimentos com a Construtora Montserrat, na Rua Buenos Aires, teve 100% das unidades vendidas poucas horas depois do lançamento. O sucesso das vendas foi devido a um detalhe que aponta para uma nova tendência no mercado imobiliário: investidores de bairros da Zona Sul, da Barra e do Recreio, que compraram 90% dos apartamentos com o objetivo de colocá-los à venda depois. O projeto faz parte do programa Reviver Centro e terá 121 unidades: 112 apartamentos e nove lojas.

— O conceito aplicado ao projeto do Bueno tem o objetivo de fazer com que o morador possa aproveitar o melhor de cada momento. Lá é possível trabalhar e desfrutar de uma generosa área de lazer. O prédio é rodeado de comércio e ainda tem a conveniência que a localização oferece”, comenta Bruno Oliveira, diretor Comercial e de Incorporação da Calçada.

A Lobie, que administra condomínios e unidades para locação por assinatura ou diárias, tem prestado consultoria para algumas construtoras que estão lançando no Centro, inclusive a Calçada. O CEO da startup imobiliária, Ernesto

Otero, destaca que a cidade do Rio ficou muito tempo sem lançamentos de estúdios, e isso vem mudando de um ano para cá, quando a legislação voltou a permitir esse tipo de construção.

— Isso abriu um leque enorme para novos lançamentos. E o valor das unidades atrai também uma quantidade maior de pessoas interessadas e que podem dispor desse dinheiro para investir. Acaba sendo muito vantajoso, porque muitas vezes esses investidores financiam o imóvel e pagam a prestação com o próprio valor que recebem de aluguel — diz Otero.


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